Escola de Medicina quer reformar modelo de ensino

Chama-se Minho MD e é a aposta da Escola de Medicina da Universidade do Minho para os próximos anos. O projecto consiste numa reforma profunda do modelo de ensino, em especial, no Mestrado Integrado que tem como objectivo melhorar os cuidados de saúde no futuro.

O projecto surgiu de uma reunião entre professores, alunos, investigadores e funcionários que se questionaram sobre os cuidados de saúde nos próximos 40 anos e se a academia minhota estaria a preparar os melhores profissionais. De acordo com o presidente da escola, Nuno Sousa,  são necessárias mudanças, principalmente, no que toca à utilização das novas tecnologias.

“Antecipamos que o uso das novas tecnologias de comunicação, dispositivos médicos e informação vão ser uma realidade maior no futuro, por isso temos de preparar os nossos estudantes para essa realidade”, declara.

No futuro, Nuno Sousa explica que será cada vez mais frequente que os utentes utilizem “o Skype ou e-mail para contactar com os profissionais de saúde” logo, os médicos têm de se sentir confortáveis em utilizar essas ferramentas. Outro dos pontos-chave do Minho MD passa por promover e desenvolver o “pensamento crítico” dos estudantes de Medicina. 

Nuno Sousa afirma que a expectativa é que em 2020, a Escola de Medicina tenha um novo modelo de ensino, de modo a continuar a criar oportunidades para o desenvolvimento extracurricular. O processo do Minho MD encontra-se na terceira e última fase. O projecto terá de ser aprovado pela Agência de Creditação e pela própria Universidade do Minho para ser aplicado. 

Áudio:

Presidente da Escola de Medicina, Nuno Sousa, sobre o projecto Minho MD.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv