Escola de Medicina recebe exposição da Fundação BIAL

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) inaugura esta segunda-feira, às 12 horas, a exposição “Fundação BIAL – 25 anos”. A mostra vai ficar patente até ao dia 31 de Outubro.
O trabalho, que tem a curadoria de Daniel Bessa, retrata a história desta entidade e o seu papel na medicina em Portugal e no mundo. Segundo Nuno Sousa, presidente da EMUM, “a Fundação BIAL tem feito um trabalho importantíssimo no apoio à investigação e ao conhecimento associado à área da saúde”.
“A ideia é que as pessoas conheçam um pouco da história, dos resultados que foram alcançados pela fundação e perspectivar o seu futuro”, acrescenta. O roteiro da exposição passa pelas oito escolas de medicina de Portugal e por outras instituições situadas na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA).
A Fundação BIAL é considerada a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas. As suas três áreas de atuação incluem os simpósios “Aquém e Além do Cérebro”, os concursos de apoios financeiros e projetos científicos e a atribuição de prémios.
No total foram financiados por esta fundação 692 trabalhos, envolvendo 1.500 investigadores de 25 países, principalmente de Portugal, incluindo da Universidade do Minho, Reino Unido e EUA.
