Europeias de 2019 são as mais importantes da história?

De 23 a 26 de Maio os cidadãos da União Europeia são chamados a votar para eleger os respectivos representantes de cada estado membro. A 26 de Maio, Portugal escolhe 21 eurodeputados, mas continua a ser um dos países mais distanciados deste acto eleitoral. Entre as diferentes eleições realizados no país, as europeias são as menos participadas de todas, mas os eurodeputados alertam para os riscos deste afastamento, sobretudo nos dias de hoje.

Nuno Melo, eleito pelo CDS-PP e Marisa Matias, eleita pelo BE, são dois dos 21 representantes portugueses no Parlamento Europeu e admitem grande preocupação face ao próximo acto eleitoral. O problema foi discutido num debate organizado a convite do Parlamento Europeu em Portugal. Os dois eurodeputados integraram o painel moderado pela Rádio Universitária do Minho e que se debroçou sobre a importância destas eleições europeias, analisando ainda o afastamento dos portugueses deste acto eleitoral, sobretudo os mais jovens. 

Uma discussão em que os dois eurodeputados não divergiram em todos os pontos, mesmo que representem forças políticas muito diferentes: as próximas eleições europeias podem muito bem ser as mais importantes da história.

Marisa Matias alerta que o voto dos cidadãos europeus em 2019 “conta como nunca para o sistema de reconfiguração política que estamos a assistir”. A bloquista realça que “há outras alternativas, à esquerda e à direita”, e avisa que o “crescimento enorme de forças de extrema direita que têm sido eleitas de forma democrática,  mas que representam ideiais não democráticas, vão ter uma influência muito maior no próximo Parlamento Europeu”, daí que defenda “tudo o que seja um combate com forças democráticas”. 

Nuno Melo, eurodeputado eleito pelo CDS, alerta também para a possibilidade de “crescimento relevante dos partidos de extrema direita e da extrema esquerda”. “Estas próximas eleições europeias são cruciais em relação ao futuro da União Europeia”, diz, “colocando em risco os partidos moderados”. O eurodeputado avisa ainda que a reconfiguração político partidária que a Europa está a viver “é no sentido do crescimento dos partidos anti-europeístas”.


O debate foi para o ar esta terça-feira à noite na RUM e pode agora ser ouvido em podcast em rum.pt, ou visto na página oficial da RUM no Facebook.

Áudio:

Marisa Matias e Nuno Melo durante o debate conduzido pela RUM no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv