Eutanásia: sim ou não? Será a bancada do PSD a decidir

Mesmo que a despenalização da morte assistida consiga ser aprovada no final da tarde de hoje no Parlamento, os socialistas estão já a contar com o veto do Presidente da República e começam a olhar para uma solução para voltar ao assunto no início da próxima legislatura. Porque nesta nunca conseguiriam chegar ao número mínimo de 116 deputados necessários para confirmar a lei, já que o PCP vota contra por princípio.


Para a tarde que se prevê longa, a ordem de trabalho do plenário é totalmente dedicada ao debate dos projectos do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Bloco de Esquerda (BE), PS e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

PS e PSD, que somam 175 dos 230 deputados, deram liberdade de voto aos seus deputados. Bloco e PAN votam a favor, sendo previsível o voto favorável da maioria dos deputados do PS. CDS-PP e PCP são os únicos que já anunciaram o voto contra.


O resultado dependerá, portanto, dos votos desalinhados: os “sim” no PSD e os “não” do PS. A estas variáveis é preciso ainda juntar os deputados indecisos, as abstenções e os que possam estar ausentes em missão parlamentar ou por qualquer outro motivo.

com Público e Renascença

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv