“Exame prévio ultrapassado com distinção”

Antes da grande cerimónia que vai distinguir Frei Bento Domingues e Laborinho Lúcio como Honoris Causa da Universidade do Minho, as duas personalidades foram protagonistas de uma tertúlia organizada pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho.

A Sala de Actos do ICS encheu-se de alunos, professores e dirigentes que viram respondida a questão “O que é que podem ter em comum os temas da cidadania, religião e cultura?”, que serviu de mote para a tertúlia. No final, na opinião da maioria, os dois futuros Honoris Causa passaram com “distinção” no “teste” desta quinta-feira.

Para responder a este desafio, Frei Bento Domingues escolheu a palavra “escutar”. Para explicar a sua perspectiva, o teólogo falou da necessidade de muitas pessoas acordarem e ligarem instantaneamente as notícias para estarem informados, mas, por outro lado, não conseguem descodificar o “significado e a importância” dessas notícias. “Para mim o que significa muito? Mas muito é na vida fazermos as perguntas em que sentido? Que beleza? Que responsabilidade isto me dá? É este espírito permanente de escuta”, acrescentou. 

    

Durante o debate surgiu ainda o tema polémico do papel das mulheres na Igreja e Frei Bento Domingues classificou como “ridícula” a situação vivida nesse aspecto. Quanto à partilha de “palco” com Laborinho, mencionou conhecer o seu trabalho e diz estar em “comunhão” com muitas das suas opiniões.

Já Laborinho Lúcio escolhe o “compromisso” como resposta ao tema da tertúlia. “Falta pensar e falta agir. O pensar ainda se vai pensando, o problema depois é a não ligação da acção ao pensamento, e é aí que o compromisso entra”, reforçou. 

O docente disse ainda que aos longo dos séculos a sociedade foi criando um “quadro de valores fundamentais” que deu origem ao estado de direito, à declaração dos direitos humanos, entre outros. No entanto, o “problema” é que essa afirmação pertenceu sempre às “elites” e essa ideia tem de ser “universalizada” e não estar apenas em certos meios sociais.  

No que toca a esta experiência, o docente classificou como uma “honra” estar num debate com Frei Bento Domingues, por quem tem “imenso respeito” e “imensa admiração”. 

Áudio:

Frei Bento Domingues e Laborinho Lúcio em declarações após a tertúlia.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv