Expobiotec reúne na UMinho maiores empresas do sector

Algumas das maiores empresas nacionais na área de biotecnologia chegam à Universidade do Minho (UM) a 23 e 24 deste mês. As instituições vão marcar presença na Expobiotec, feira organizada pelo Departamento de Engenharia Biológica e pelo Centro de Engenharia Biológica da UM.
Seminários, apresentações e workshops vão ser algumas das actividades desenvolvidas com o objectivo de promover a integração dos estudantes no mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo, tal como sublinha Lígia Rodrigues, a presidente da Comissão Organizadora, que frisa que, acima de tudo, “esta feira de biotecnologia pretende trazer à Universidade do Minho os principais actores desta área, nomeadamente empresas, instituições e spin-offs da academia no sentido de poderem contactar com os recém-licenciados e finalistas”.
Serão dois dias com actividades bastante distintas. Lígia Rodrigues destacou o contacto e apresentações que irão marcar o primeiro dos dois dias do evento. No segundo haverá lugar para os momentos de aprendizagem e workshops. “No primeiro dia vamos ter uma sessão onde as instituições vão explicar aos participantes as mais valias para cada um deles; haverá um espaço de exposição e outro de speed meeting onde grupos de 6 a 8 participantes se vão sentar com um orador de uma das empresas convidadas”, explicou a responsável que sublinhou o segundo dia com “um modelo de workshop”. “Há três workshops para fazer e os estudantes podem escolher o que quiserem, sendo que serão relacionados com as áreas da gestão de carreira”, destacou.
São, no total, mais de duas dezenas de empresas que vão marcar presença, entre as quais a UNICER, Braval, Primor, StemMatters, CENTI, Frulact, Lactimercados, Vanibru, Fromageries Bel Portugal, Bioinvitro, Luságua, Decorgel, Fruut, Ecovisão, IFT GelCampo, ALS ControlVet, Sust4Amb, SilicoLife, Letra, Biomode, Vinália, BCT.
Além das empresas, irão também participar na Expobiotec um conjunto de entidades ligadas ao setor, entre associações empresariais, clusters e ordens profissionais, tais como a P-Bio, a Portugal Foods, o Health Cluster, a Ordem dos Engenheiros, a BLC3. A estas entidades juntam-se ainda instituições de promoção do empreendedorismo, como a StartUp Braga, BIC Minho, Tecminho e Liftoff.
Integrado nas atividades de comemoração dos 30 anos do curso de Engenharia Biológica, a Expobiotec vai permitir aos estudantes e graduados um contacto mais aproximado com empresários experientes na área.
