Famalicão acolhe primeiro triatlo nocturno do país

Vila Nova de Famalicão é o primeiro concelho do país a receber uma prova de triatlo nocturna.

A iniciativa promovida em parceria pelo Grupo Desportivo de Natação e pela Associação dos Amigos do Pedal, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Federação de Triatlo de Portugal, sai à rua na noite de sábado.

“Até hoje nunca se executou um triatlo à noite. Iluminar a piscina, a prova dentro da cidade com luzes, de facto, a noite traz um encanto à modalidade”, apontou Paulo Machado Ruivo, dos Amigos do Pedal.

A atividade poderá ser feita a solo, duplas e triplas e será dividida em oito escalões com o máximo de 30 equipas cada.

O Triatlo conta com uma prova de natação de 300 metros, que vai decorrer nas Piscinas Municipais, e outra de ciclismo, de dez quilómetros, e atletismo, de cinco quilómetros, que vão passar pelo centro da zona urbana, essencialmente em estrada. Todos os segmentos são percorridos duas vezes.

Há 253 atletas inscritos para o Triatlo Noturno, um número recorde que faz a prova famalicense ultrapassar aquele que era considerado o maior triatlo do país que se realizava na Póvoa de Varzim, que na edição passada contou com creca de “150 atletas”. Portento, esclareceu Paulo Machado Ruivo, a iniciativa de Famlaicão “já é recorde a Norte”. “Não temos atletas federados estamos a falar só de amadores”, complementou.

O número de inscritos deixa, desde já, boas expectativas em relação à prova que acontece no sábado. “De facto, Famalicão tem marcado o contexto nacional pela positiva. As 24horas são as maiores da Europa e o Duatlo é o maior do país, esta é a prova que Famalicão vai à frente do resto dos concelhos”, considerou o elemento dos Amigos do Pedal.

A primeira edição deste Triatlo Nocturno surge também com o intuito de assinalar os 25 anos do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão.

A ausência de rio e mar em Famalicão não foi impedimento para que a ideia avançasse, de forma inédita, e, se correr bem, poderá servir de exemplo para que o triatlo chegue ao interior do país.

*Por Liliana Oliveira

Áudio:

Paulo Machado Ruivo, da Associação Amigos do Pedal, explica como vai decorrer o Triatlo Nocturno de Famalicão. 

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv