“Famalicão Dança” acolhe Taça de Portugal e Taça da Europa

A organização está a cargo da Gindança – Associação de Ginástica e Dança de Famalicão, que na 4º edição do “Famalicão Dança”, recebe a Taça da Europa de Latinas de Dança Desportiva e a Final da Taça de Portugal em Latinas Clássicas. A Gindança conta com os apoios da Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD) e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ),que para Alberto Rodrigues, da FPDD, “organizam um evento com as condições ideais” para a prática da modalidade.
Na autarquia famalicense, o “Famalicão Dança” tem lugar reservado no cartaz desportivo da cidade. Eventos como a final da Taça de Portugal e Taça da Europa fazem com que cheguem adeptos de todos os cantos da Europa. Será uma cidade transformada pela dança, graças aos 250 pares de bailarinos que chegam dos mais de 20 países envolvidos nas competições.
O “Famalicão Dança” foi pioneiro, em 2014, quando recebeu a Taça da Europa em danças standard e, em 2016, com a Taça da Europa em latinas. Anabela Gomes é uma das directoras que acompanhou todas as edições de um espectáculo “que tem cada vez mais adeptos”. A dimensão do “Famalicão Dança” é constatada através do “crescimento do número de participantes nacionais e internacionais, espectadores, audiências televisivas e streaming”.
Famalicão serve de palco para um evento que “ajuda a potenciar a cidade, por ser um desporto que atrai muita gente”, realça o vereador do desporto da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. “O sucesso das edições anteriores” leva o representante do município a crer que a decisão da Câmara em “acabar com a hegemonia do futebol, promovendo outras modalidades”,foi uma boa aposta.
A dança em Famalicão cresceu com a realização do “Famalicão Dança”, e prova disso é “a casa cheia em todas as edições”. E levou até a que se acabasse com alguns preconceitos. “Antes, a dança era vista como uma actividade para mulheres. Agora, se eles não dançarem é que ficam excluídos”.
*Por Paulo Costa
