Famalicão e ISCAP celebram protocolo de cooperação

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e o município de Famalicão iniciaram um processo de colaboração com o objectivo de promover a cooperação entre o mundo académico e o mundo empresarial. O protocolo prevê o aperfeiçoamento de práticas e modelos de gestão e o aumento da performance das empresas e consequente melhoria da competitividade.
O documento foi assinado na passada quarta-feira, 16 de Maio, nos Paços do Concelho no âmbito de uma recepção a duas dezenas de empresários da América Latina, a maioria dos quais brasileiros. O protocolo firmado tem também como propósito a cooperação bilateral através da criação de um programa de troca de informação empresarial entre as duas entidades e incidirá de uma forma muito particular sobre a América do Sul, Espanha e Portugal uma vez que, no âmbito da constituição do seu Conselho Empresarial, o ISCAP assume o papel de pivot em Portugal da Rede ACINNET que é constituída por Instituições de Ensino Superior com sede nestes países.
“É uma aproximação que tende a dar bons frutos para ambos os lados”, referiu na cerimónia o director do ISCAP, António Abreu, enaltecendo a aproximação entre instituições do ensino, as empresas e as autarquias. Convicção também partilhada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que vê nesta cooperação mais “uma janela de oportunidades para a afirmação do território no plano internacional e para a atracção de novos investimentos para o concelho”.
