Famalicão e Santo Tirso promovem Ciclo de Concertos de Órgão

Famalicão e Santo Tirso vão acolher, entre 7 e 16 de outubro, o II Ciclo de Concertos de Órgão. Trata-se da segunda edição de uma iniciativa que pretende valorizar o património organeiro histórico dos dois concelhos. “É um património bastante rico, sobretudo no concelho de Santo Tirso. E pretendemos possibilitar à população dos dois concelhos e também de fora um contacto mais próximo com todo este património”, explica Marco Brescia, Director Artístico.

Os concertos vão decorrer em seis igrejas dos dois concelhos, e dão ao público a oportunidade de assistir a interpretações de músicos nacionais e estrangeiros, que incluem nomes consagrados mas também jovens músicos em afirmação no panorama musical. Marco Brescia sublinha o grande nível musical do programa, e confessa que a expectativa é de que a afluência do público seja cada vez maior, até porque “o Ciclo vai ganhando fama não só no país, como também no estrangeiro”. “O intercâmbio entre músicos estrangeiros e nacionais contribui para que o ciclo ganhe reputação e vá ultrapassando fronteiras”, refere Marco.

Esta é uma oferta cultural da região que se prende sobretudo com a preservação do legado histórico. Recorde-se que a primeira edição do Ciclo de Concertos de Órgãos decorreu no ano passado. A iniciativa é promovida pela Associação Cultural Tagus Atlanticus, com o apoio das duas autarquias, e vai decorrer nas igrejas matrizes de Calendário (dia 7), Bairro (dia 8) e Ribeirão (dia 9), no concelho de Famalicão. Em Santo Tirso, os concertos animam as igrejas de Roriz (dia 14); Burgães (dia 15) e Santo Tirso (dia 16).

Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv