Famalicão. Município assume despesas de cinco mil atletas

É o terceiro ano consecutivo que a Câmara Municipal de Famalicão assume todas as despesas com a inscrição e seguros de cerca de cinco mil atletas do concelho, que praticam desporto nos escalões de formação. A medida de apoio ao desporto foi implementada em 2016 e actualmente abrange mais de duas dezenas de modalidades. Recentemente, o projecto foi também alargado ao ténis de mesa com o pagamento de inscrições e seguros a cerca de 15 atletas.
O vereador do desporto da autarquia famalicense, Mário Passos destaca que “Famalicão está a trabalhar para que todas as crianças e jovens do concelho pratiquem uma modalidade desportiva”. Essa ambição foi também manifestada pelo presidente do município, Paulo Cunha que considera o “apoio fundamental para incentivar os jovens a praticarem desporto e a fazerem o que gostam”.
O programa de apoio ao desporto começou em 2016, focado apenas no futebol. Actualmente modalidades como rugby, xadrez, hóquei em patins e basquetebol são alguns dos desportos que merecem apoio municipal. “Se amanhã surgir uma nova modalidade estamos cá para a apoiar”, salienta Paulo Cunha. O município decidiu alargar a iniciativa a todas as modalidades existentes no concelho, o “que tem ajudado na aproximação dos famalicenses ao desporto”, até porque “disponibiliza outras opções que não o futebol”.
Áudio:
Mário Passos realça o número de atletas abrangidos pela iniciativa
