Famalicão quer ser referência no Caminho de Santiago

Famalicão quer fazer parte do Caminho Português de Santiago. A Associação Espaço Jacobeus (AEJ) instalou-se esta terça-feira, oficialmente, em Famalicão, para cuidar e promover o traçado do Caminho de Santiago no concelho. Depois de consensualizado o percurso, a autarquia realizou, ao longo de dois anos, um estudo no sentido de definir um percurso aproximado do caminho real. Assim, a partir desta quarta-feira, a AEJ vao começar a marcar o percurso.
Para o autarca Paulo Cunha, Famalicão deve “impôr-se” no Caminho de Santiago. “Há, cada vez mais, quem faça as suas férias a percorrer o Caminho. Famalicão não pode passar ao lado desse processo”, disse. O autarca sublinhou a necessiadade de ter um caminho aproximado do real,”embora não seja possível restabelecê-lo na sua forma original, mas há um sentido de orientação. Chegamos a um consenso que será marcado”.
O Presidente da Associação Espaço Jacobeus, António Devesa, destacou a importância do traçado em Famalicão na ligação entre Porto e Braga. “Penso que foi um trabalho bem feito pela Câmara Municipal, que passou exactamente pelos pontos que os historiadores viram que era o verdadeiro Caminho de Santiago”, elogiou.
Por sua vez, o Presidente da delegação de Famalicão da Associação, Pedro Moreira Silva, explicou que o papel da delegação vai ser a marcação definitiva do traçado entre a Ponte da Lagoncinha e Portela. “O percurso, neste momento, não está marcado e o peregrino perde-se. A sua segurança é fundamental. Vamos fazer força para que o caminho esteja sempre marcado. Vamos tratar ainda da divulgação. Queremos que Famalicão seja uma referencia no Caminho de Santiago, na ligação do Porto a Braga”, referiu.
Esta terça-feira, assinalou-se um dia importante para a afirmação de Famalicão, disse Paulo Cunha. “Estou certo que é um dos caminhos que tem todas as condições para ser muito percorrido. O património é excelente. Há razões mais que suficientes para dizer que este é um dia importante para a afirmação do nosso concelho, do ponto de vista da sua colocação no contexto do noroeste de Portugal”, afirmou.
Em Portugal, o Espaço Jacobeus é a entidade responsável para a gestão e distribuição da autêntica “Credencial do Peregrino”.
