Famalicão vai avançar com recolha selectiva porta-a-porta

O município de Famalicão vai avançar com um projecto piloto de recolha selectiva porta-a-porta com o objectivo de aumentar significativamente a quantidade dos resíduos enviados para reciclagem no concelho. A iniciativa começa na freguesia de Riba de Ave, a partir do mês de Setembro, com a recolha de papel, embalagens e vidro, nas habitações, em dias da semana e com horários pré-definidos. Prevê-se que depois seja alargado a outros núcleos do concelho, podendo ainda a recolha ser estendida aos resíduos urbanos biodegradáveis.
O autarca local, Paulo Cunha revela, ainda, que vão ser colcoados mais de 150 ecopontos em todo o concelho de forma a reforçar a aposta na reciclagem. Os ecopontos começam a ser distribuídos durante o presente mês, com cerca de duas dezenas a serem colocados na cidade, e os restantes a serem distribuídos por freguesias.
De acordo com os dados fornecidos pela Resinorte, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos em Famalicão, cada habitante produziu, em 2017, cerca de 53 quilos de resíduos.
