Famalicão Visão 25: o festival onde todas as opiniões contam

A terceira edição do Festival Visão 25 decorre entre os dias 11 de Setembro e 26 de Outubro, em Famalicão. Sob o lema “Comunidade de Futuro”, o município pretende que os famalicenses sugiram propostas que ajudem a dinamizar o território, mas também potenciar a participação dos cidadãos na tomada de decisão.
O que existe em Famalicão e o que os famalicenses querem ter no futuro. É esta reflexão que o município promove junto de cada famalicense ao longo da realização da 3.ª edição do Festival Visão’ 25. Para potenciar a participação dos cidadãos, está de regresso ao terreno o sofá amarelo. A interpelação às pessoas será feita através deste símbolo e através da realização de um conjunto de actividades que visam identificar os valores actuais concelhios para a sua protecção, valorização e promoção no futuro.
O coordenador do Festival Visão 25, Francisco Jorge, explica que o evento é uma forma da comunidade potenciar novos posicionamentos do território. O projecto Famalicão Visão 25 nasceu em 2014 no enquadramento da elaboração do Plano Estratégico 2014-2025 para o concelho. Desde então, foram recolhidas milhares de propostas e algumas já foram implementadas.
“Uma das questões mais mencionadas era a falta de cinema na cidade. Isso serviu de repto para o município repensar aquilo que estava a oferecer aos famalicenses e melhorar o serviço de disponibilização de filmes”, acrescenta o coordenador do festival, Francisco Jorge.
O projecto Famalicão Visão 25 nasceu em 2014 no enquadramento da elaboração do Plano Estratégico 2014-2025 para o concelho. Na altura, a autarquia utilizou o sofá para questionar os famalicenses sobre “como gostariam de ver Famalicão daqui a 10 anos?”, envolvendo-os num verdadeiro acto de cidadania e de participação cívica. Mais de mil pessoas sentaram-se no sofá e partilharam os seus projectos para o futuro com a comunidade.
Áudio:
Francisco Jorge explica os objectivos do Visão 25
