Famílias do Picoto vão ser realojadas, admite Bragahabit

“Um passo de gigante” é a reacção do vereador da CDU, Carlos Almeida, depois dos esclarecimentos deixados pelo administrador da Bragahabit, na reunião do executivo bracarense esta segunda-feira. O assunto não é novo e voltou a ser levantado pelo vereador da CDU que disse ter ficado satisfeito com a nova possibilidade aberta pelo administrador daquela empresa municipal.
Carlos Almeida reconhece que “houve alguma abertura para uma situação que se arrasta há muitos anos e que tem sido falada nos últimos tempos, muito por iniciativa do PCP”. O vereador recordou que a Câmara Municipal de Braga “sempre disse que a prioridade era reabilitar o edificado e resolver o problema de propriedade com a Diocese, proprietária do terreno onde foi construído o bairro”. O comunista disse também que a CDU sempre criticou esta intenção da autarquia, daí elogiar esta mudança de estratégia. “Entendemos que devia haver uma política de realojamento que disperçasse as famílias por outras zonas da cidade, evitando a política de exclusão e marginalidade social”, atirou.
O Administrador da Bragahabit admitiu que está aberta a possibilidade de realojar famílias do Picoto noutras áreas da cidade, em apartamentos da empresa municipal. Para isso será necessário aguardar pela reabilitação já prevista dos bairros sociais de Santa Tecla e Enguardas. “Não sendo uma resposta absolutamente definitiva e segura, não quero deixar de registar como positivo o facto de o próprio administrador ter aberto esta possibilidade de poderem ser libertados outros fogos da propriedade da BragaHabit e permitir outra política de realojamento”, notou.
“Se em 2019 a Bragahabit colocar alguns fogos devolutos para realojar seis, sete ou oito famílias do bairro do Picoto é um passo de gigante perante aquilo com que estávamos confrontados e espero que esse processo de facto possa iniciar-se para que num tempo razoável consigamos ter todas as famílias do complexo do Picoto em condições de dignidade”, concluiu, considerando que esta nova solução desenhada começa a ir de encontro àquilo que o PCP já ia defendendo.
Áudio:
Carlos Almeida, vereador da CDU, satisfeito com a mudança de estratégia da Bragahabit para habitantes do Picoto
