Feira do Livro de Braga com nova localização

A Feira do Livro de Braga vai manter-se no centro da cidade em 2018, mas passará da Avenida Central para a zona entre o Largo São João de Souto e o Jardim de Santa Bárbara. A novidade foi confirmada à RUM pela vereadora da Cultura, Lídia Dias. Este ano a feira decorrerá entre os dias 29 de Junho e 15 de Julho. O programa será apresentado na próxima semana em conferência de imprensa.
Os livreiros vinham manifestando alguns pedidos à organização, sobretudo por causa do calor e da falta de sombras na Avenida Central. À RUM, a vereadora da Cultura e Educação na Câmara Municipal de Braga admitiu que “já o ano passado” tinha considerado esta alteração, devido aos pedidos de alguns dos livreiros. Sobre o eixo Largo São João de Souto e o Jardim de Santa Bárbara, Lídia Dias defende que é uma zona que permite “criar um ambiente propício à fruição de livros e condições para as conversas, apresentações de livros e tertúlias”. Já os concertos “serão mais intimistas”. A vereadora lembra que a feira “não deixa de estar no centro” e ficará num eixo “onde passa muita gente” e que é “uma área nobre da cidade”.
Lídia Dias apelou à compreensão dos comerciantes daquela zona da cidade. “Pedimos boa vontade e apelamos à compreensão de todos. É um evento que traz mais-valias para a cidade, é um evento cultural de qualidade”, defendeu.
A vereadora da Cultura sublinhou ainda que esta nova localização aproxima a Feira do Livro de Braga da praça do Mimarte, acções que podem sair “beneficiadas”, apontou Lídia Dias.
O número de livreiros deverá ser semelhante à edição de 2017. As estruturas serão as mesmas da Feira do Livro de Lisboa.
Áudio:
Vereadora da Cultura confirma mudança de localização como “grande novidade” da edição de 2018
