Feira Medieval e Viking animam cidade de Famalicão

A Feira Medieval de Vila Nova de Famalicão está de volta à cidade com mais animação e recriações históricas. No entanto, este ano, a Feira Medieval, que acontece de 22 a 25 de Junho conta com uma novidade: a introdução dos costumes Vikings. A organização, a cargo da Escola Profissional CIOR em parceria com o município famalicense, decidiu dar destaque às incursões normandas no território português, nomeadamente em Vila Nova de Famalicão. O vereador da educação, Leonel Rocha, falou com a RUM e referiu que o objectivo deste evento é “recriar de uma forma muito correcta e fiel os tempos medievais, sendo que a novidade deste ano é a vertente Viking”.

Leonel Rocha acrescenta que esta ideia parte “a propósito dos 1000 anos sobre um acontecimento histórico devidamente documentado: A incursão Normanda/Viking que destruiu o Castelo de Vermoim”. De acordo com os registos arqueológicos do Município de Vila Nova de Famalicão, a primeira alusão ao Castelo de Vermoim é uma breve referência dos “Annales Portucalenses Veteres”, que relata uma incursão e ataque de normandos, a 6 de setembro de 1016 (ainda que haja quem aponte a hipótese de ter ocorrido entre os anos de 1015 ou 1017).

A Feira Medieval e Viking vai, então, promover novas actividades: “Além dos mercadores, os cortejos, as lutas e toda a panóplia de actividades de uma feira medieval este ano haverá também danças Vikings e desfiles”.

Durante quatro dias de programação, que envolvem 500 figurantes, uma aldeia medieval e uma aldeia Viking, os participantes vão também ter a oportunidade de usufruir do mercado medieval, que este ano se alia aos costumes Vikings.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv