Fénix: Associação Nacional de Bombeiros nasce em Guimarães

Em Guimarães há uma nova associação de bombeiros. Chama-se Fénix e é uma Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Protecção Civil. Findado o processo de legalização, a Fénix já requisitou audiências com o presidente da autarquia vimaranense, o presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, a Ministra da Administração Interna e o Secretário de Estado da Administração Interna.


De acordo com o bombeiro Carlos Silva, a associação nasce da percepção de que há coisas que podem ser melhoradas em prol da missão dos membros da protecção civil. “Surgiu de um grupo de amigos, na sua maioria ligado aos bombeiros que entedem que podem ter uma intervenção mais produtiva no sector dos bombeiros em Portugal”, explicou.


A Fénix vai reunir a 21 de Outubro, devido às denúncias que têm chegado à associação, por parte de bombeiros, num e-mail criado para o efeito. Sem querer adiantar mais informações, Carlos Silva diz estar a aguardar as audiências com o Governo.


“Há um manancial muito grande de ideias que queremos levar para a frente. É prematuro pronunciarmo-nos agora sobre elas, tendo em conta as audiências que requisitamos. Vivemos uma fase complicada a nível de fogos florestais, por isso é muito complicado estar a mexer nesse assunto”, referiu.


Carlos Silva garante que a Fénix não será mais uma associação a sobrepôr-se a outras, mas admite a possibilidade de se criar “sinergias com outras associações”. 

A Fénix pretende ainda criar e manter um corpo de voluntários de protecção civil, para informar e formar a população sobre prevenção de riscos colectivos e minimizar consequências, cooperar em operações de socorro e apoiar a reposição da normalidade em casos de acidentes graves e catástrofes.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv