Festival de órgão dá vida a instrumentos históricos em Braga

Braga prepara-se para receber a 4ª edição do Festival do Órgão. O evento quer afirmar-se a nível nacional e mundial e, desta vez, tem agendados um conjunto de concertos, a que se juntam visitas guiadas e conferências temáticas.

Um dos momentos altos é a utilização de um órgão do século XVII que se encontra no Museu da Sé e que será tocado em concerto pela primeira vez. José Rodrigues, director artístico do festival, frisou que “será ouvido pela primeira vez o órgão de tubos mais antigo de Braga e dos mais antigos de Portugal”. este órgão “nunca tocou em concerto, é um órgão que exige um repertório muito especial em que os instrumentos que o acompanham sejam da época”, destacou o responsável.

Este é um festival que quer continuar a deixar uma marca bem vincada de contributo para o património bracarense. “Este festival vai continuar a trilhar um caminho diferente e único. Não há festival musical com a temática do órgão que siga a mesma linha de programação deste”, garantiu o responsável que assumiu que se utilizam, exclusivamente, “órgãos históricos, tentando dar a esses órgãos do passado uma visão contemporânea”.

Para o município de Braga, na voz da vereadora Lídia Dias, este é um evento consolidado “ao nível da criação e fidelização de públicos e que, a somar a isso, tem potenciado o restauro destes instrumentos de grande valor histórico e artístico”.

Na abertura do festival irá ocorrer um concerto a dois órgãos, na Sé Catedral, um momento em que será possível ouvir, ao mesmo tempo, os dois grandes órgãos da catedral.

Outro dos momentos de destaque na programação deste ano vai para a presença do organista papal, Juan Paradell, organista titular pontifício do Vaticano, que se irá apresentar na igreja de São Marcos, a 30 de Abril.

Outro dos destaques da programação será a actuação de um grupo de 80 crianças que irão estrear uma obra de um compositor bracarense, num concerto agendado para a Basílica dos Congregados.

O festival volta ainda a incluir um concerto com os alunos de órgão dos Conservatórios e Academias de Música do Norte do país, nomeadamente de Bragança, Vila Real, Guimarães, Barcelos e Vila Verde.

O evento vai deixar algumas das memórias guardadas num álbum a editar este ano e que vai recolher os melhores momentos das últimas edições.

Toda a programação pode ser consultada AQUI

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv