Festival de Verão convoca famílias para a Quinta Pedagógica

A Quinta Pedagógica de Braga vai receber, no próximo Sábado, a primeira edição do Festival de Verão.
Realizado em parceria com a Associação Synergia e a Associação Rodellus – Movimento Cultural, este evento pretende juntar os mais jovens numa tarde de animação com direito a animação musical, jogos tradicionais, cultura, num ambiente sustentável.
Haverá corrida de sacos, lançamento de argola, tracção à corda, jogo das chancas, gincana e tiro com arco para proporcionar alegria aos jovens que queiram participar, para além dos insufláveis, do touro mecânico e dos vários workshops que irão acontecer ao longo da tarde.
Altino Bessa, vereador com o pelouro do ambiente no município de Braga, apresentou esta quinta-feira a iniciativa e realçou que com a mesma “se pretende promover a Quinta Pedagógica e diversificar a sua oferta, os públicos e os temas”.
“Este será um festival único, para as famílias passarem um dia diferente ligado às artes, jogos tradicionais, divertimentos e à partilha de conhecimento com a Quinta, com a ruralidade e o meio ambiente”, acrescentou o vereador bracarense.
Um dos destaques da tarde de animação é um grupo musical que promete interacção com as crianças presentes. Os Melopeias irão apresentar o espectáculo “Beatle Battle” cujo objectivo é “proporcionar um espectáculo de interacção com as crianças”. “As crianças que tiverem o atrevimento de subir ao palco para poder actuar, seja a tocar um instrumento musical, seja a cantar, podem fazê-lo em conjunto com este grupo”, referiu.
O evento assume um cunho sustentável, tal como o festival Rodellus que se realiza em Ruílhe há já três anos. “Inspiramo-nos no modelo desse festival e tentamos replicar o espectáculo para um público mais jovem e as suas famílias”, assumiu Altino Bessa.
Outro dos parceiros do Festival de Verão é a Associação juvenil Synergia. Ricardo Sousa, presidente da associação, garantiu que este é um evento que “vai marcar a cidade”. “Vai pegar bem porque os objectivos são muito bons, o modelo de trabalho em rede comprova essa sustentabilidade futura e será um Sábado excepcional para as famílias da cidade de Braga e não só”. “É importante que venham pessoas de outros concelhos para beber aquilo que de bom aqui se faz para proporem nas suas localidades”, explicou Ricardo Sousa, responsável da Synergia que irá ficar incumbida de “apresentar vários workshops e dinâmicas ligadas aos jogos tradicionais no sentido de desafiar os jovens para as problemáticas ambientais”.
As actividades na Quinta Pedagógica acontecem das 16h às 20h.
