Fibrenamics. 180 participantes na 1ª “Ignite Session”

Falar de futuro com séculos de história como pano de fundo, foi assim que decorreu a primeira “Ignite Sessions” promovida pela Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, que teve lugar no Paço dos Duques, em Guimarães.
Mais de 180 participantes estiveram presentes na sessão, representando academias e empresas que integram a comunidade Fibrenamics. O coordenador da plataforma, Raul Fangueiro afirma que o objectivo passa por “cobrir todo o pipeline da inovação”, que vai desde os materiais até entrar no mercado. “Queremos mostrar quais as tendências na área dos materiais e como podem marcar a cadência da inovação nos próximos anos. Por isso, juntamos empresas e universidades para, deste emparelhamento, surgirem novas ideias vencedoras no futuro”, sublinha.
Olhar para as infra-estruturas, mobilidade, saúde, bem-estar e protecção pessoal são as bandeiras destes sessões da Plataforma Fibrenamics. Durante a sessão existem dois protagonistas: o “Igniter”, considerado o “lançador de faíscas” que explica as ideias que estão a surgir, e o “Performer”, que representa uma organização convidada que transmite à plateia os projectos que a empresa está a desenvolver.
O orador principal desta sessão é o co-fundador e CSO da Graphenest, Bruno Figueiredo, personalidade distinguida pela revista Forbes como uma das figuras com menos de 30 anos mais bem sucedidas do mundo na área da indústria. O foco da sua apresentação esteve ligado à demonstração de um novo material, o grapheno, que pode ser 200 vezes mais resistente do que o aço. Foi descoberto em 2004, mas só recentemente foi integrado na indústria. No entanto, continua numa fase de “maturação”. “Em termos de aplicação pode ser utilizado em inúmeras vertentes devido às suas propriedades, tanto como reforço de estruturas de pontes, condução térmica, dissipadores de energia, condução eléctrica ou mesmo numa nova geração de baterias”, explica.
Para Novembro deste ano está agendada a segunda “Ignite Session” com ênfase nas tecnologias aditivas, como é o caso da impressão 3D. A última sessão, acontece no primeiro trimestre de 2019 com o tema produtos e valorização no mercado.
Áudio:
Explicações sobre a essência desta primeira “Ignite Session”.
