“Firmino vem estreitar relações entre Associação e CMB”

Ricardo Rio afirma que a saída de Rui Ferreira e a entrada de Firmino Marques permitirá “estreitar ainda mais as relações entre a Associação de Festas do São João de Braga e a própria Câmara Municipal”.
Em declarações à RUM a propósito do anúncio da saída em bloco dos elementos que acompanhavam Rui Ferreira nos diferentes órgãos sociais da estrutura, o presidente do município reconheceu que “nos anos mais recentes se foi sentindo uma necessidade de estreitar ainda mais as relações e criar condições para que o trabalho possa ser mais facilitado” entre a Associação e a autarquia e apontou sobretudo para questões “logísticas” e “operacionais” que vão sendo suscitadas ao longo da preparação” das festividades.
O autarca tece vários elogios a Firmino Marques sobretudo no que respeita à “capacidade de liderança de equipas e excelente capacidade de organização”, mas assegura que o trabalho será “de continuidade” e diz mesmo que o seu vice-presidente “é a melhor opção neste momento”.
Certo é que Firmino Marques e Rui Ferreira apresentam características completamente distintas, até na idade. Questionado sobre se a equipa e o envolvimento dos mais jovens na própria organização do evento possa vir a ser prejudicada com a entrada de um líder mais velho em detrimento de um jovem, como era o caso, Ricardo Rio diz que essa “é uma leitura que nem sequer é possível fazer”.
“Não me parece que essa circunstância tenha qualquer implicação na constituição da nova equipa. O São João tem voluntários de todas as idades e nesse sentido continuaremos a trabalhar na qualidade das festas e do evento. É uma responsabilidade muito grande que todos assumimos e que todos partilhamos”, respondeu.
“Acredito que algumas pessoas continuem com Firmino Marques” – Ricardo Rio
O presidente da autarquia bracarense diz ainda que era “natural e expectável” que os restantes elementos da equipa de Rui Ferreira anunciassem a saída da Associação de Festas. “Todas elas foram escolhidas directamente pelo presidente, portanto, numa lógica de lealdade pessoal assim teria de acontecer”, defendeu.
Ainda assim, Ricardo Rio diz estar convicto que “uma ou mais pessoas” vão continuar se assim o novo presidente entender formular o convite. Ricardo Rio acredita que “será um trabalho de continuidade”.
Confrontado com as críticas de que tem sido alvo nos últimos dias, sobre o que disse enquanto líder da oposição quando Mesquita Machado escolheu o seu vice-presidente, Vítor Sousa para a Associação de Festas, Ricardo Rio desvalorizou. “Confesso que já não me recordo em que contexto fiz essas críticas, acredito que as tenha feito, mas neste momento parece-me, indiscutivelmente, que esta é a melhor opção”, rematou.
Áudio:
Presidente do município de Braga já esperava saída dos restantes elementos da Associação, mas acredita nalguns regressos.
