Folclore mundial sobe ao palco em Braga

Braga vai torna-se no palco de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore, evento que contará com a participação de 12 grupos nacionais e estrangeiros. As noites na Avenida Central são reservadas aos muitos grupos que irão “trazer uma dinâmica diferente” à cidade, mas o evento abre na sexta-feira, com o desfile etnográfico, agendado para as 16h. “A Rua D. Diogo de Sousa e a Rua de Souto vão ser animadas por estes grupos. Espero que seja uma actividade muito concorrida e que espelhe a forma simpática com que Braga acolhe estes grupos que chegam de vários pontos do Mundo”, frisou a vereadora da cultura em Braga, Lídia Dias.
Ainda assim, o palco assume as despesas da maior dinâmica deste festival. “Esses espectáculos serão os momentos maiores onde os grupos vão apresentar aquele que é o seu folclore, as suas tradições e cantares”, destacou a vereadora que sublinhou que este festival “é um evento muito concorrido porque traz uma beleza ímpar à cidade”.
Por isso, Lídias Dias explicou que se deve esperar “uma multiplicidade de sons e cores e danças distintas das nossas”. “Estou à espera que este Festival seja um momento para dar aos bracarenses novas sonoridades e novas visões e proporcionar um conjunto de noites muito agradáveis para a nossa cidade”, afirmou.
Os grupos estrangeiros que este ano se juntam ao evento são provenientes da Lituânia, Colômbia, Chile, Israel e Canadá.
Dos grupos nacionais destaque para as actuações do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, Rusga de São Vicente, Grupo Folclórico do CATEL – Cunha e da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”.
Pograma Completo:
Dia 21 de Julho:
16h
Desfile Etnográfico em vários locais da cidade – 16h
Percurso: Arco da Porta Nova, Rua D. Diogo de Sousa, Rua do Souto, Avenida Central.
21h45
Atuação de Grupos Folclóricos no palco da Avenida Central
Atuação dos Grupos Folclóricos: Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio; Compañia de Danza “Iskali” (México); Folk Ensemble“Saule” (Lituânia); Ballet Folclorico Municipal Rancagua (Chile); Ballet Folclorico Experimental “Estada” (Colômbia); Gvanim Rishon Le Zion Israel (Israel); Coros y Danzas de Ronda (Espanha); Les Chamaniers de St-Hyacinthe (Canadá).
Dia 22 de Julho
15h
Caretos de Podence nas ruas do Centro Histórico
21h45
Atuação de Grupos Folclóricos no palco da Avenida Central
Atuação dos Grupos Folclóricos: Ballet Folclorico Municipal Rancagua (Chile); Les Chamaniers de St-Hyacinthe (Canadá); Gvanim Rishon Le Zion Israel (Israel); Folk Ensemble “Saule” (Lituânia); Compañia de Danza “Iskali” (México); Rusga de São Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho.
Dia 23 de Julho
17h
Atuação de Grupos Folclóricos no palco da Avenida Central
Atuação dos Grupos Folclóricos: Grupo Folclórico do CATEL – Cunha; Coros y Danzas de Ronda (Espanha); Ballet Folclorico Experimental “Estada” (Colômbia); Ballet Folclorico Municipal Rancagua (Chile); Grupo Folclórico da Diáspora Ucraniana do Norte de Portugal; Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”.
