Foral do Mosteiro de Tibães comemora 500 anos

Tibães vai estar em festa com as comemorações dos 500 anos do foral do seu mosteiro.

A 4 de Setembro de 1517 foi o rei D. Manuel que atribuiu a carta de foral ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães iniciando assim uma história que será comemorada ao longo deste ano com várias iniciativas que pretendem recordar a história e os momentos marcantes deste espaço.

José Magalhães, presidente da Junta de freguesia local, frisou que “há muitos motivos para se orgulhar da freguesia” e que “estas são comemorações de festa para todo o ‘Couto’ e cidade”. O autarca explicou que a 4 de Setembro se vão comemorar os 500 anos da atribuição do foral, e classificou a data como “um momento ímpar para festejar o privilégio régio e divulgar a história do couto”.

“Encontramo-nos deparados com séculos de história, modos de viver, usos e costumes, rostos, anseios, expectativas e projectos de muitas pessoas”, salientou José Magalhães que destacou um “vasto programa” comemorativo.

Já José Carlos Peixoto, ele que recentemente venceu o prémio de história local Dr. Manuel Monteiro, precisamente sobre o local, frisou uma “oportunidade que é dada a esta geração de poder comemorar os 500 anos do foral”. “Esta geração não deve perder a oportunidade de saber o que estás por trás das comemorações. Tibães vai recordar os direitos e deveres que os moradores tiveram outrora”, afirmou.

Do lado do município, Lídia Dias, vereadora da cultura, elogiou a iniciativa e explicou que a mesma entronca numa estratégia municipal “de valorizar o património e a cultura e dar a conhecer a identidade para que os cidadãos percebam o território excepcional em que vivem”.

Programa com cultura associada

Do programa destacam-se alguns momentos, com destaque para a abertura das comemorações, que acontece a 23 de Abril, pelas 16h00, na Igreja do Mosteiro de Tibães, com a apresentação de um teatro musical denominado “Monte das Oliveiras” com uma orquestra de solistas sob a responsabilidade da Academia Allegro.

Do programa fazem parte quatro conferências a realizar no Mosteiro de Tibães, sendo que a primeira acontece a 6 de Maio, e terá como mote o “Percurso Beneditino – São Bento nos azulejos do Mosteiro de Tibães”. As seguintes, a acontecer a 18 de Junho, 23 de Julho e 2 de Setembro, vão versar sobre “A historia do Foral do Couto de Tibães”, “Abordagem aos Beneditinos, Mosteiro de Tibães e o seu processo de reabilitação” e “A história dos Novos Forais Manuelinos”, respectivamente.

Haverá pelo meio duas caminhadas (20 e 27 de Maio), uma apresentação do livro “Memórias do Couto de Tibães (11 de Junho), um concurso de escrita e exposição de fotografia digital (11 a 30 de Junho), um Festival de Folclore (16 de Julho), um concurso literário de poesia (29 de Julho) e ainda um concerto do Trio Desassossego (29 de Julho). 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv