Formação artística vai chegar a 5 freguesias de Guimarães

“Oficina Excêntrica” é o nome do novo projecto de Guimarães que quer levar a formação artística a 5 freguesias do concelho. Briteiros, Ponte, Pevidém, S. Torcato e Taipas vão acolher, a partir do dia 19 de Abril, ateliers formativos denominados “Da Plasticidade ao Corpo Plástico”. O projecto é uma parceria entre o Teatro Oficina e o programa de descentralização cultural “Excentricidade”.


Com cursos e oficinas de formação artística informal, para todos os públicos e idades, o projecto prevê a extensão a outras freguesias e ainda colaborações e intercâmbios artísticos. As cinco freguesias foram escolhidas tendo em conta que as cinco já acolhem o projecto Excentricidade e considerando também o facto de serem locais onde há grupos de teatro amador. 


Esta segunda-feira, na apresentação do projecto, o vereador da cultura, José Bastos, explicou que o objectivo “não é formar profissionais das artes performativas”, mas sim “dar um contributo fundamental na formação dos cidadãos enquanto seres com pensamento crítico”.


A responsável pelo projecto é a actriz Cristina Cunha. A artista vimaranense, conhecida por participações em produções como “Morangos com Açúcar” ou “Coração d’Ouro”, explicou que a ideia para a criação do “Oficina Excêntrica” surgiu “de uma vontade de pôr em prática directamente com as pessoas um pocesso de criação e construção artística”. “Queríamos criar espaços descentralizados em que as pessoas pudessem participar, sabendo que no local onde vivem tem a possibilidade de serem parte de algo que está a ser construido, através dos atelieres que serão montados em cada um destes lugares”, disse.


O director artístico do Teatro Oficina, João Pedro Vaz, destacou a abrangência territorial do projecto. “Interessou-nos o facto de conseguirmos, o mais possível, entendermos o território não só como cidade, mas como concelho de Guimarães. Quando apresentamos o programa do Teatro Oficina, ficou muito claro que havia a vontade de mapear o território e estendermos a nossa acção o mais possível”, disse. João Pedro Vaz elogiou ainda o facto de “esta não ser uma oficina exclusicamente para actores, mas também aproveitar o trabalho da Cristina do ponto de vista plástico, como cenógrafa e figurinista para, a partir da plasticidade dos materiais, se trabalhar a plasticidade do corpo”, disse.


As oficinas vão decorrer de 19 de Abril a 25 de Julho e retomam a 22 de Setembro, estendendo-se até 22 de Dezembro.  Em Briteiros, as oficinas decorrem na Casa do Povo. Nas Taipas, o local ainda não foi definido. Nas restantes, as oficinas vão decorrer em establecimentos de ensino: Escola EB 2,3 de Pevidém, Escola EB 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte,  e por último, na Escola EB 2,3 de S. Torcato. 


Os interessados podem inscrever-se nos locais a partir de 11 de Abril, ou através de e-mail oficinaexcentrica@cm-guimaraes.pt. 

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv