Fórum de Inovação Social, um programa que investe em Braga

O Fórum de Inovação Social, parceria entre a Câmara Municipal de Braga e a IEG Social Business School, decorre ao longo desta sexta-feira em Braga. Trata-se de uma iniciativa de financiamento para responder aos desafios da sociedade no que toca ao impacto social. Durante o dia serão apresentados nove projectos que visam encontrar soluções para os problemas da cidade. O resultado final dos Bootcamps – uma formação intensiva – teve como público-alvo dirigentes e técnicos de instituições da Rede Social de Braga que irão desenvolver projectos de Inovação e Empreendedorismo Social, de forma a resolver os desafios da sociedade.
Carlos Santos foi o responsável por apresentar à plateia o Human Power Hub – Plano de Acção Integrado para a Inovação Social do concelho de Braga. Segundo aquele responsável, esta iniciativa pretende que se experimente por exemplo “uma moeda social, um espaço de transição, um mercado para vender directamente os seus produtos de forma a estimular a economia local”. A estratégia visa incorporar as empresas, uma vez que também elas “têm responsabilidades perante as cidades, pois utilizam os seus colaboradores, recursos ambientais e energia”, afirma.
Focada nas pessoas e nos problemas sociais, para este fim foi criado um fundo de investimento social, que segundo o presidente da câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, funcionará com a mesma lógica da Start Up Braga. O município irá ainda desenvolver formação e desenvolvimento de um “espaço think thank” tendo em mente sempre uma economia mais azul e verde.
Ricardo Rio enfatizou a mensagem deixada por Carlos Santos dizendo que “é importante não querermos todos inventar a pólvora, é necessário aprender com o que já está a ser feito lá fora e implementar na cidade”.
Esta manhã, o autarca entregou a seis empresas que participaram no Bootcamp, um certificado por serem “criadoras de impacto”: a Primavera, a Bernardo da Costa, a F3M, os TUB, a Cachapuz e as Balanças Marques.
Ao longo desta tarde vão ser apresentados à plateia nove projectos do Bootcamp. Os presentes vão poder escolher a iniciativa mais pertinente. Os três primeiros classificados vão receber do Município de Braga um prémio de cinco mil euros.
Fórum Económico decorre a 7 de Abril
A sessão de abertura do Fórum de Inovação Social contou com a actuação do coro do Conservatório do Bonfim.
Foi ainda anunciado que no dia 7 de Abril Braga irá receber o Fórum Económico que tem como pano de fundo o futuro da União Europeia.
Áudio:
As declarações de Cralos Santos, da Hub, e do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio sobre o Fórum de Inovação Social
