Funcionários de Casa de Saúde em Barcelos estão em greve

Cerca de 20 funcionários da Casa de Saúde de São José, em Areias de Vilar, Barcelos, estão hoje em greve. Os funcionários em causa oferecem auxílio próximo aos doentes do centro assistencial, que presta cuidados nas áreas de saúde mental.


Os trabalhadores reivindicam um contrato colectivo de trabalho, com os direitos laborais afiliados a um sindicato, neste caso o CESP – o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços; o cumprimento de 37 horas semanais; a distinção de cargos no contrato de trabalho; e, visto que a maioria dos funcionários em protesto são mulheres, o direito à amamentação. 

A coordernadora do CESP, Ana Paula Rodrigues, é a porta-voz das queixas dos funcionários e sublinha que a denúncia já foi realizada há um ano e meio.


“Foi há um ano e meio que as trabalhadoras vieram ao sindicato falar-nos destes problemas. O maior é que todas têm o mesmo cargo nos contratos de trabalho e queremos distinguir as auxiliares de acção médica e as ajudantes de acção directa”, esclarece.  


Ana Paula Rodrigues avança que a administração já “actualizou a carga horária” na Casa de Saúde de São José, na Gelfa, Caminha, e diz que o processo do centro barcelense já foi “encaminhado para a Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) no verão passado”.

Áudio:

A porta-voz dos funcionários da Casa de Saúde, Ana Paula Rodrigues, explica quais as razões da greve de hoje

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv