Futebol ou andebol? Escolas “podem ajudar” a mudar paradigma

Todos os dias “o andebol perde atletas para o futebol”. Para mudar o paradigma, o presidente do ABC/UMinho, Rui Silva vê nas escolas, ou melhor, no desporto escolar, um grande contributo para a mudança. As escolas “podem ajudar”, mas é “necessário promover o andebol e incentivar os alunos à prática da modalidade”. Esses são também os principais objectivos do protocolo assinado, esta manhã, entre ABC/Uminho e Agrupamento de Escolas André Soares.

Durante a cerimónia de formalização do acordo, o presidente do clube de andebol falava da necessidade de haver um número mais significativo de praticantes, tentando desviar a atenção das crianças que, normalmente, está concentrada no futebol. “A criação da Academia ABC vai permitir reforçar a ligação entre o clube e as escolas do concelho. Queremos estar mais próximos para poder promover o andebol desde tenra idade”, destaca Rui Silva.

Colocar o andebol feminino no mesmo patamar do que o masculino é outro dos objectivos do ABC/UMinho para a próxima temporada. Ao contrário do que acontece nos escalões masculinos, no feminino ainda não há jogadoras a competir na selecção nacional. O ABC/UMinho tem em mãos um plano de promoção da modalidade que passa, essencialmente, por reforçar o comando técnico com “mais e melhores treinadores”.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que prevê o reforço da cooperação entre ABC e Agrupamento de Escolas André Soares, foi ainda revelada a intenção de criar equipas federadas dentro do agrupamento, à imagem do que já acontece na Escola Alberto Sampaio, em Braga.

O Agrupamento de Escolas André Soares é bicampeão de andebol no escalão de iniciados. O sucesso alcançado deve-se à “forte aposta na modalidade por parte dos professores encarregues pelo Desporto Escolar”. Para a directora do Agrupamento, Maria de Graça Moura, é fundamental aliar os estudos ao desporto para alcançar o sucesso escolar. “Tivemos casos de alunos em que o desporto foi uma via para fugirem dos maus caminhos. Queremos alunos que sejam bons cidadãos, e a prática de desporto contribui para isso”.

Áudio:

Rui Silva quer o andebol feminino ao mesmo nível do que o masculino.

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv