Loja oficial da UMinho já está aberta ao público

Está oficialmente aberta a loja da Universidade do Minho. Uma iniciativa que faz parte da estratégia da academia minhota de “abrir as portas do Largo do Paço à cidade”. O espaço conta com duas salas. A primeira onde os interessados podem encontrar peças inspiradas no antigo Paço Arquiepiscopal de Braga. Na segunda estão expostos produtos certificados fruto de uma parceria com a ADERE-Certifica, onde podem ser encontrados bordados de Viana do Castelo, de Guimarães, de Castelo Branco, Vila Verde, mas também cestaria de Penedono e bijutaria de bilros de Vila do Conde.
Visivelmente feliz o reitor da academia minhota assegura que a loja da UMinho era “uma aspiração antiga”. Rui Vieira de Castro adianta que o espaço vai permitir “uma maior divulgação da actividade da instituição de ensino superior minhota junto dos cidadãos que passam pelo Largo do Paço ou que visitam a universidade”.
O representante máximo da UMinho frisa, também, o facto desta ser uma forma de dar a conhecer “novos artista com muita qualidade”. Neste caso a academia minhota apostou na criatividade de Tiago Rodrigues, artista convidado e responsável pelas peças institucionais da loja oficial da UMinho.
A vice-reitora para a Cultura e Sociedade sublinhou a sensibilidade do artista, uma vez que pegou numa figura que a olho nu passa despercebida, o mascarão, e tornou-a num “ícone em várias peças”. Manuela Martins anuncia que a ideia é aumentar o leque de parcerias com artesão, de modo a contar com um espólio mais “diversificado”. Outra das medidas que poderá estar em cima da mesa são visitas ao Paço.
O que pode encontrar na loja oficial da UMinho.
A peça mais económica disponível trata-se de um lápis institucional de apenas um euro. Já a mais dispendiosa é um lenço de seda inspirado nos tectos da Biblioteca Pública e do Largo do Paço que tem o custo de 60 euros.
O “artesão” de todos os produtos ligados à instituição de ensino superior minhota confessa que a sua peça favorita são todas as que têm o “mascarão”. Uma escultura de pedra que agora está replicada em t-shirts e pratos de chávenas de chá. Tiago Rodrigues já está a trabalhar em mais peças como “almofadas e blocos de notas”.
A loja oficial da Universidade do Minho já está aberta, das 10h00 às 18h00, de segunda a domingo até ao final do mês de Outubro. A partir de novembro a loja passa a encerrar ao domingo.
