gnration faz 5 anos e volta a oferecer concertos gratuitos

Está divulgada a programação do Open Day do gnration. No seu “dia aberto”, a 28 de Abril, o espaço cultural celebra o seu aniversário com um dia de concertos, performances, instalações e workshops. Com entrada livre, o evento junta este ano nomes como a produtora e cantora galesa Kelly Lee Owens, Powell, Surma, Ermo, Lavoisier, DJ Fitz e Osso.
Kelly Lee Owens estreia-se em Portugal com o seu único disco, que foi considerado um dos melhores do ano por diversas publicações. Mas, para Luís Fernandes, programador do gnration, Owens “é apenas um dos destaques” do programa que é “muito diverso e muito rico”. “Temos também Powell, um dos mais entusiasmantes artistas da música electrónica de dança, a resvalar para linguagens mais underground, como o punk, que tem editado em grandes editoras como Mute, pela XL ou pela sua própria Diagonal”, explicou à RUM o responsável.
Há também vários nomes “da casa”, que regressam ao gnration, e que revelam uma aposta no que é feito na região, como os Ermo, que regressam ao grnation depois de no local terem gravado o seu aclamado último disco, Lo-fi Moda. Há também “um regresso de um projecto encomendado pelo gnration: Osso, oito músicos de hip-hop de Braga, que foi um projecto do gnration estreado na Noite Branca de Braga”, explicou Luís Fernandes.
Haverá também tempo para a apresentação do trabalho que tem sido desenvolvido nas escolas pelo gnration, com crianças do primeiro ciclo. Além da música, há também para ver as instalações de dois artistas internacionais de topo: Language Hack, da alemã Antye-Greie-Ripatti, que faz escultura sonora como AGF, na galeria INL. “Esteve em Novembro do ano passado a desenvolver uma residência artística no INL, no âmbito no nosso projecto conjunto”, explicou.
Também artista sonoro, Nicolas Bernier apresenta frequencies (light quanta), que, segundo Luís Fernandes é “impressionante do ponto de vista visual” e ficará durante 3 meses no gnration para visita gratuita. Na entrada do edifício, o duo vimaranense Elas Duas, de Cláudia Oliveira e Isabel Bourbon, terá exposto o baloiço músical Baloica.
A ideia do gnration é abrir portas ao público da região norte, resumindo a sua programação habitual num dia aberto. “Aquilo que pretendemos, naturalmente, é captar público de toda a região norte, como temos captado, e mostrar alguma da produção desenvolvida em casa, porque o gnration tem um grande ênfase no contexto da criação artística. É uma altura de celebração, de portas abertas, para consciencializar o publico para as várias formas de manifestação artística”, resumiu,
O open day do gnration é celebrado com um dia de concertos, performances, instalações e workshops de entrada livre, que dura das 10H da manhã às quatro da madrugada.
Áudio:
Luís Fernades, programador do gnration, fala sobre o Open Day de 2018
