Governo aprova passagem do IPCA a Fundação

[Em actualização] O IPCA passou hoje a fundação pública. É o primeiro instituto politécnico do país a alterar o estatuto. A transformação do regime legal foi aprovada esta quinta-feira em sede de Conselho de Ministros.
Recorde-se que este processo de transformação resultou da vontade do anterior presidente do IPCA, João Carvalho, sendo entretanto reforçada pela actual presidente, Maria José Fernandes.
Desta forma, o IPCA criará um fundo autónomo com o objectivo de assegurar a prossecução das respetivas atribuições através de fontes alternativas de financiamento.
Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, este “é um dia histórico e um grande desafio para o futuro do IPCA e também uma oportunidade única de adequar o modelo de governação às necessidades de gestão. Esta decisão vai de encontro às mais recentes recomendações da OCDE que defendem que este é o modelo que melhor se adequa à gestão das instituições de ensino superior, aumentando a sua autonomia e aproximando-as às empresas e à comunidade”. Acrescentou que “é também um dia muito importante para o sistema politécnico pois abre caminho a que outros politécnicos possam adotar este regime fundacional”.
Este modelo de fundação pública já tinha sido adoptado pelas Universidade de Aveiro e do Porto e, mais recentemente, pela Universidade do Minho e pela Universidade Nova.
