Grande Prémio de ciclismo sai para a estrada no Minho

Sai esta sexta-feira para a estrada o Grande Prémio do Minho de ciclismo. É o regresso desta prova que não acontecia desde 2010. Na edição deste ano vai juntar 145 ciclistas na categoria de juniores, “um escalão reconhecido na região minhota”. O pelotão do 29º Grande Prémio do Minho será constituído pelas principais formações portuguesas e por seis formações espanholas, num total de 22 equipas.
Será nos municípios de Cabeceiras de Basto, Melgaço e Vieira do Minho que a prova vai decorrer em três etapas em que a montanha é presença dominante no traçado que conta com seis contagens do prémio da montanha e quatro metas volantes.
A organização da prova está a cargo da Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e será apadrinhada pelos ciclistas internacionais portugueses Tiago Machado, José Mendes e José Gonçalves.
José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, em declarações à RUM, disse que não tem dúvidas que esta prova “será um sucesso” e que o “excelente espectáculo desportivo vai honrar o Minho e aquelas que são as melhores expectativas”.
Montanha será rainha para prova decidida nos últimos metros
O responsável considerou que, apesar do traçado maioritariamente de montanha, antevê “uma prova muito disputada até ao final”. “Estamos convencidos que a montanha vai decidir o vencedor, embora a qualidade das equipas e atletas deixa antever uma prova muito disputada até ao último metro, podendo um lugar no pódio pertencer a qualquer dos ciclistas que integrem as equipas em prova”, frisou.
O arranque acontece esta sexta-feira em Cabeceiras de Basto. Os ciclistas terão pela frente uma etapa de 88 quilómetros a efectuar no “Encanto Natural” de um dos concelhos mais antigos e históricos do Minho e terminam o dia pelas 15h20 junto ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
No dia 29 de Julho (Sábado), a segunda etapa inicia-se em Vieira do Minho e terá a extensão de 103 quilómetros. A prova terminará pelas 15h42 junto à Câmara Municipal de Vieira do Minho e vai contar com uma passagem pela barragem do Ermal.
A terceira e última etapa disputa-se em Melgaço e tem uma extensão de 106,1 quilómetros. Este percurso integra três contagens de montanha e duas metas volantes.
Ao todo, os ciclistas vão percorrer 298 quilómetros nos três dias de prova.
