Greve dos enfermeiros pode chegar aos 92% esta sexta-feira

A greve dos enfermeiros no Hospital da Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, está a contar com uma maior adesão por parte dos profissionais de saúde.

O turno da última noite registou números de adesão a rondar os 88%, a manhã de hoje baixou para os 76% para que esta quinta-feira de tarde se registasse uma adesão a rondar os 85%.

São números em crescendo, isto comparando com os dados registados no primeiro dia e que foram revelados pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

“Os números do primeiro dia foram nivelados por baixo e os enfermeiros, revoltados, começaram a aderir aos restantes dias de greve. Os dados actuais são dados globais, ou seja, dos serviços que estavam escalados para a greve, mas também de todos os outros serviços”, explicou à RUM Nélson Pinto, enfermeiro do hospital vimaranense.

E para esta sexta-feira espera-se uma adesão recorde. “Suspeito que a adesão mais alta será amanhã à tarde onde a adesão à greve andará à volta dos 90 a 92%”, sublinhou o enfermeiro.

Da parte da unidade de saúde vimaranense, algumas reacções à greve que o Sindicato lamentou: “Houve uma reacção infeliz quando o presidente do Conselho de Administração disse que a taxa de mortalidade, nos dias de greve, aumenta 15%. Ora, isso não é um dado estudado e quando foi estudado – 2009 – aferiu-se que a mortalidade aumenta nos fins-de-semana, isto porque os hospitais colocam menos pessoas a trabalhar aos fins-de-semana”, afirmou.

Recorde-se que os enfermeiros protestam contra as 18.500 horas “em dívida” e exigem ainda a contratação de mais 132 profissionais de enfermagem para a unidade de saúde vimaranense. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv