Greve dos funcionários judiciais chega esta 6ª feira a Braga

Sem reforço do número de trabalhadores nem qualquer evolução nas negociações, os funcionários judiciais prosseguem com a greve. Esta sexta-feira, ao longo da manhã, há plenário de Funcionários de Justiça do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.
Esta quinta-feira a manifestação aconteceu em Guimarães e no dia anterior em Famalicão. A greve em tempo parcial começou a 5 de Novembro e termina a 31 de Dezembro. Além disso estão já agendadas uma greve nacional e outras por comarcas, sendo que a de Braga está previsra para 21 de Novembro.
Manuel Barbosa de Sousa, coordenador regional do Porto do Sindicato dos Funcionários Judiciais, afirma que os trabalhadores “chegaram ao limite”. Houve uma redução de cerca de 2400 funcionários desde 2014. Além disso, com uma carreira de regime especial, estes trabalhadores “trabalham sábados, domingos, feriados e muitas noites sem serem ressarcidos no vencimento”, lembra o responsável.
Além da desmotivação, o sindicalista lembra que as negociações com a Ministra da Justiça estão paradas desde Maio passado.
Manuel Barbosa de Sousa diz mesmo não entender a atitude do Governo face aos pedidos do sindicato dos Funcionários Judiciais e que acredita que a sociedade civil “está ao lado” destes funcionários.
Áudio:
Manuel Barbosa de Sousa, coordenador regional do Porto do Sindicato dos Funcionários Judiciais em declarações à RUM
