Guimarães acolhe conferência sobre empresas familiares

Guimarães será palco, a 19 de Setembro, da conferência internacional “Roadmap para Empresas Familiares”. O evento parte de um projecto financiado pelo Norte 2020, que tem como objectivo mapear e apresentar as principais características das empresas familiares do Norte de Portugal.
Esta segunda-feira, na apresentação do evento, Ana Paula Marques, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e promotora da iniciativa, explicou que o objectivo primordial foi “mapear as empresas familiares na região norte”. “O objectivo é conhecer a empresas familiares, quais são e qual o seu impacto na região. É um projecto único, a nível nacional. Não existe neste momento nenhum tipo de projecto que tenha feito este mapeamento”, assegurou.
O projecto está a ser desenvolvido há dois anos e culmina com a conferência internacional.“A candidatura visou conhecer, identificar, mapear, caracterizar e traçar alguns perfis das empresas familiares. Durante dois anos foi o que fizemos e vamos apresentar na conferência os principais resultados do trabalho”, explicou.
A responsável assegurou que, “em termos de trabalho de campo, é um projecto pioneiro e único porque foi possível criar uma base de dados da região norte,com cerca de 41 mil empresas”, explicou.
Na apresentação do evento, esteve presente o autarca Domingos Bragança, que assegurou que Guimarães é, “dentro de um conjunto de concelhos do Norte do país, aquele concelho que tem prevalência das empresas familiares em termos de constituição”. “Estas empresas constituem o ecossistema de Guimarães e dão uma grande instabilidade e um índice de mortalidade menor que a média nacional”, referiu.
Áudio:
Ana Paula Marques explica o que se pretende.
