Guimarães Allegro. Um palco para os vimaranenses

Arranja já esta quinta-feira, dia 12 de Julho, a terceira edição do Festival Guimarães Allegro. Este ano a iniciativa vai estender-se a várias ruas da cidade vimaranense, como o do Largo dos Laranjais. Um verdadeiro palco de lançamento para artistas da região.
O ponta pé de saída, no primeiro dia do evento, acontece com o concerto da Orquestra de Guimarães no pátio do Paço dos Duques de Bragança, às 22h00. O programador da orquestra, Domingos Castro afirma que se trata de uma “sinergia” entre o evento e o monumento. “Iniciamos com um concerto de abertura com a orquestra vimaranense com o maestro convidado, David Bruchez. Na sexta-feira, teremos um “Recital Jovens Solistas” com a nossa jovem música do ano, Inês Ferreira na flauta, que terá a oportunidade de ter um recital com Ingrid Sotolarova no piano”, enumera.
O sábado é dedicado à “Jornada non-stop” que se vai expandir por toda a cidade com bandas musicais de Guimarães. Dá parte da tarde, a oferta é mais o menos a mesma com coros da cidade. O Festival Guimarães Allegro tem como objectivo, ainda, aliar a tradição da música secular aos ritmos do século XXI. Segundo Domingos Castro este momento tem lugar no sábado com a actuação da “Fanfarra Káustika” que o programador classifica como “um piscar de olho aos ritmos do mundo”.
Com um orçamento de 15 mil euros, este festival de música erudita apresenta-se, de acordo com a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto com um programa “rico” que liga o amadorismo ao profissionalismo dando palco aos artistas vimaranenses. Para além disso, permite que estes artistas cresçam. A vice-presidente garante que este género de festival tem vindo a cativar as massas. “Guimarães tem vindo a crescer no que toca à cultura mais erudita. O facto de levarmos para o espaço público tem a missão de valorizar o património, mas também o facto de surpreendermos o público que passa na rua e de repente pára, ouve e gosta”, refere.
Recorde-se que todos os eventos são de entrada gratuita.
Áudio:
Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto sobre o festival de música erudita. Uma porta aberta para os artistas da cidade.
