Guimarães anuncia novo modelo de transportes

*Actualizado com declarações às 17h20 


Foi apresentada esta quinta-feira a segunda fase do estudo encomendado pelo município de Guimarães para o novo modelo de transportes públicos no concelho. O estudo, desenvolvido por Álvaro Costa, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e especialista em transportes, ainda não está finalizado mas os traços gerais já são conhecidos.


O novo modelo prevê um reforço da mobilidade e intermodalidade nas freguesias e zonas industriais do concelho – onde se inclui uma nova linha para o Ave Park – e ainda a aposta em veículos movidos a energia eléctrica. A nova rede está prevista entrar em vigor em 2021 e a gestão será, ao que tudo indica, um misto entre uma empresa municipal – para zonas periféricas –  e a concessão a privados – para zonas urbanas -.


O autor do estudo explica que o município vai “tutelar 66% da frota dos autocarros que atravessam o concelho” com a restante responsabilidade, nas zonas delimitadoras de Guimarães, a ficar a cargo das Comunidades Intermunicipais (CIMs) do Ave e do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto (AMP).


A bilhética ainda não é definitiva visto que o processo está a ser “articulado com a CIM do Ave tendo em conta que a arquitectura do tarifário tem de ser comum” mas na zona urbana “o passe vai ser de 17 euros”, valor que se estende às novas linhas que vão ser desenvolvidas na área central.

Domingos Bragança diz que estudo vai ao encontro das suas pretensões; Oposição aplaude o plano apresentado


O presidente da Câmara de Guimarães não escondeu a satisfação pelo estudo apresentado esta manhã. O autarca diz que o “novo plano de transportes públicos corresponde às premissas” que o município tinha como “cenário para o futuro dos transportes” no concelho. Domingos Bragança assinala que o estudo “tem em conta um maior atendimento do transporte urbano, flexível e coordenado com as restantes freguesias, e a energia eléctrica”. 


A oposição em Guimarães também aplaudiu o estudo. O vereador sem pelouro da coligação Juntos por Guimarães António Monteiro de Castro reconhece a mais-valia da nova rede de transportes para o concelho.


“Ficámos muito satisfeitos porque vemos finalmente concretizada uma necessidade aos níveis da coesão territorial, social e ambiental”, frisa, antes de deixar a nota que a necessidade de olhar de outro modo para os transportes públicos “começou a ser sentida a nível nacional”, salvaguardando que “ao longo dos últimos cinco anos”, a coligação Juntos por Guimarães “tem insistido na questão” ao lutar “contra o princípio instituído do utilizador/pagador”.


Conheça algumas novidades na nova rede de transportes públicos em Guimarães:


Novas linhas municipais previstas:

▪ Estação CP (Lordelo) – “Eixo industrial dominante” – Espaço Guimarães

▪ Serzedelo, Zona Industrial de Gandarela / Agras, Moreira de Cónegos, Estação CP

(Lordelo)

▪ Reforço de linhas municipais e urbanas com vista à sua integração:

▪ Linhas do centro urbano

▪ Arco Vilar, Selho S. Lourenço, Aldão, Margaride

▪ Arco S. Jorge de Selho, Pevidém, Selho S. Cristóvão, Candoso (SM e ST), Santo

Amaro e Covas

▪ Extensão da linha 11 a Ronfe, Conde e Moreira de Cónegos

▪ Extensão da linha 21 a Paçô Vieira e Cemitério de Monchique

▪ Transporte flexível em períodos de baixa cobertura da rede regular

Modelo de Tarifário:

▪ Evitar impactos negativos nos utilizadores

▪ Possibilitar integração entre Autoridades de Transporte (modelo comum)

▪ Melhorias introduzidas ao modelo

▪ Passagem de um tarifário à linha (linear) para um tarifário multilinhas (rede)

▪ Despenalização tarifária dos transbordos (viagem válida durante 90 minutos)

▪ Integração das redes urbana e municipal

▪ Bilhete de bordo da zona “centro urbano” desce de 1,8€ para 1,5€

▪ Passe mensal da atual linha de cidade de 17€ passa a abranger toda a zona

“centro urbano”

Melhorias introduzidas:

▪ Oferta (Linhas e Horários) – Aumento de 26% na produção quilométrica

▪ Novas linhas

▪ Reforço de linhas existentes

▪ Integração linhas urbanas e municipais

▪ Material Circulante (Autocarros) – Redução da idade e aposta no autocarro elétrico

▪ Tarifário

▪ Passagem a um tarifário multilinhas (rede)

▪ Despenalização tarifária dos transbordos (viagem válida durante 90 minutos)

Áudio:

Autor do estudo apresenta as principais conclusões; Presidente do município e oposição aplaudem a nova rede de transportes no concelho

Pedro Magalhães
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