Guimarães. Apoio do município ao Vitória SC “não é normal”

A Coligação Juntos por Guimarães questiona a legalidade do Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo do Vitória SC. O documento discutido, ontem, em reunião de câmara prevê a requalificação da Pista de Atletismo Irmãos Gémeos Castro para que o Vitória SC possa proceder ao desenvolvimento dos escalões de futebol feminino e futebol masculino sub-23.
Apesar do documento ter sido aprovado por unanimidade, o vereador do PSD, Ricardo Araújo continua com dúvidas quanto à legalidade do processo. O social-democrata “não acha normal” que o município disponibilize ao Vitória SC uma verba para requalificar um espaço que, “afinal, é do município”.
“Nós não temos nada contra o objectivo de apoiar o clube. No entanto, a forma encontrada pela câmara para apoiar levanta-nos sérias dúvidas. Trata-se de um apoio financeiro para que o clube possa realizar obras num espaço que é do município. Além disso, a Tempo Livre é que é a entidade responsável pela gestão do equipamento [Pista de Atletismo Irmãos Gémeos Castro]. Não nos parece uma processo normal”, explica Ricardo Araújo.
Na resposta, o vereador do PS, Ricardo Costa refere que o projecto cumpre os trâmites legais até porque “tudo o que vem à câmara é visto do ponto de vista jurídico”. O socialista acrescenta que a requalificação daquele espaço desportivo é um contributo importante para o clube vimaranense, mas também para a cidade de Guimarães.
“Obviamente que este protocolo foi feito juridicamente por conselhos internos e externos ao município. O protocolo está legal pois foi validado por várias entidades. Não é só o Vitória SC que ganha com este protocolo. Ganhamos todos”, afirma.
Entre as medidas previstas está a colocação de um novo relvado, que passará a ser usado pelas formações de futebol feminino e de futebol masculino sub-23 do Vitória SC.
Áudio:
As dúvidas de Ricardo Araújo e as certezas de Ricardo Costa.
