Guimarães aposta no turismo interactivo e sustentável

Desde 1980 que a 27 de Setembro se assinala o Dia Mundial do Turismo. Guimarães não foi excepção.
A cidade berço assinalou a data com a apresentação pública de cinco quiosques multimédia e da app ‘Visit Guimarães’.
Com os olhos postos no futuro, Guimarães tem mantido a tendência no que diz respeito ao aumento do número de dormidas e unidades hoteleiras.
São milhares os turistas que, anualmente, incluem Guimarães no seu roteiro de viagem e, a partir de agora, vão poder contar com a ajuda das tecnologias digitais para saberem o que visitar, onde dormir e comer e o que fazer no concelho.
A vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, destacou a importância da aposta no turismo sustentável.
“Em termos turísticos, estamos determinados a fazer de Guimarães um destino de turismo sustentável”, garantiu a vereadora.
Ainda a propósito do Dia Mundial do Turismo, dados recentes mostram que em Guimarães o número de dormidas e unidades hoteleiras tem vindo a crescer. A tendência, diz a vereadora, “é para manter e até reforçar”.
“O turismo tem tido um impacto positivo e tem sido também matéria para oportunidade de negócio”, concluiu.
Guimarães parece ser opção para muitos espanhóis, sendo esta a nacionalidade que, em 2017, mais visitou a cidade berço. Cerca de 32 mil e 500 espanhóis passaram por Guimarães o ano passado.
No entanto, o número de turistas que passam pela cidade berço vai muito além disso. Todos eles, a partir de hoje, podem contar com a ajuda de tecnologias digitais para saberem tudo sobre alojamento, restaurantes e eventos que existem não só na cidade mas no concelho.
Conhecer Guimarães está, agora, à distância de um click.
Quiosques interativos, aplicação móvel e jogo assinalam Dia Mundial do Turismo em Guimarães
Em Guimarães, o Dia Mundial do Turismo ajudou a destacar as oportunidades de desenvolvimento sustentável para o turismo, que representam avanços tecnológicos, tais como as plataformas digitais.
Ao passear pela cidade vai, a partir de agora, cruzar-se com os quiosques interactivos, que foram implementados com o objectivo de melhorar a experiência do turista. A informação passa a ser actualizada rapidamente e é possível perceber o que os turistas mais procuram na cidade, para, posteriormente, planear estratégias que vão de encontro a essas preferências.
Estes quiosques interactivos contaram com um investimento que ascende os 14 mil euros, “financiado a 75% pelo Norte 2020”.
Os quiosques permitem “uma experiência muito interactiva e com poucos cliques conseguimos aceder a um conjunto de informação muito variado, que, normalmente, estaria em papel”, explicou Bruno Oliveira, chefe de divisão de Sistemas de Informação da autarquia vimaranense.
Estes equipamentos estão disponíveis na Estação Inferior do Teleférico, Paço dos Duques, Santuário de São Torcato, Central de Camionagem e Estação da CP.
A autarquia apresentou também a aplicação ‘Visit Guimarãe’s, que pode ser descarregada gratuitamente. A app disponibiliza “toda a informação de alojamento, restaurantes e experiências que existem em Guimarães”. “ É uma aplicação muito simples e intuitiva”, acrescentou o responsável.
O valor do investimento ronda os 7.500 euros e foi financiado pelo Turismo de Portugal.
A par destas novidades, Guimarães conheceu ainda uma outra: o jogo “O Artefacto”.
Desenvolvido pela Enigmind, o objetivo do jogo é colocar as pessoas em contacto com a história e a passear pelo centro histórico à procura de pistas. Guimarães foi a cidade escolhida para o lançamento do jogo, uma vez que “em termos de história, cultura e património há uma potencialidade enorme”, afirmou Adriana Paiva, da Enigmind.
O Artefacto trabalha muito o início da história e tem duas missões para os jogadores: “desarmadilhar a bomba que esta no baú e descodificar o enigma para descobrir o segredo, que é sobre D. Afonso Henriques e sobre um facto histórico de extrema importância”, descreveu Adriana.
Para participar, de terça-feira a sábado, os jogadores devem inscrever-se através do e-mail geral@enigmind.pt. Os valores variam entre os 50 e os 65 euros por pessoa, dependendo do tamanho do grupo. O preço inclui “a aventura, os cadernos que fazem parte do jogo, os bilhetes de entrada nos monumentos, degustação de doces tradicionais e um serviço de apoio, caso os grupos tenham alguma dificuldade”, informou a responsável.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Sofia Ferreira, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães; Bruno Oliveira, chefe de divisão de Sistemas de Informação da Câmara Municipal de Guimarães; Adriana Paiva, Enigmind
