Guimarães. Câmara quer EB 2/3 das Taipas pronta em Setembro

Domingos Bragança quer que a Escola EB2/3 das Taipas esteja a funcionar em Setembro, início do ano lectivo 2018/2019. A obra de requalificação do estabelecimento escolar arrancou há cerca de um ano. Actualmente, os cerca de 700 alunos estão divididos entra a Secundária das Taipas, a Escola de São Martinho de Sande e a Escola de São Lourenço.
Incluindo a requalificação das vias pedonais circundantes, a obra custará cerca de 9 milhões de euros. O autarca vimaranense deixou o compromisso quanto à conclusão dos trabalhos. “Esta obra merece ficar com toda a qualidade. Vamos fazer tudo para que o ano lectivo comece aqui. O tempo pode criar algumas contrariedades, mas queremos vencer esses problemas”, assumiu.
O autarca sublinhou que a escola requalificada será uma referência para o país, “com uma dimensão adequada à formação, aos alunos e a quem cá trabalha”. Além disso, “dado os diversos equipamentos como Pavilhão e auditórios”, a escola “vai servir a comunidade das Taipas e área circundante”, garantiu. Mais do que preocupado “com datas”, Domingos Bragança diz estar preocupado “que a escola fique bem e que seja de referência para o concelho e para o país”, assumiu.
Já a vereadora da educação, Adelina Pinto, explicou que haverá algumas modificações na mobilidade da escola que está localizada no centro da Vila das Taipas.
Para o autarca, a comparticipação no financiamento da obra está ”muito aquém do necessário”. “Estamos a trabalhar para que o reforço seja feito. Tenho o compromisso por parte do Governo que o esforço seja dividido entre a União Europeia, através dos fundos comunitários, a Câmara e o Governo, nomeadamente do Ministério da Educação”, frisou.
A escola terá 16 salas de aulas, salas de música, salas de informática, um pavilhão gimnodesportivo com bancadas, 2 ginásios, balneários, um auditório, laboratórios e núcleo de actividades artísticas e oficinais, biblioteca, refeitório, sala polivalente, além de espaços destinados ao corpo docente e não docente, como sala de professores, administração e uma secretaria.
Áudio:
Domingos Bragança assumiu compromisso para abertura em Setembro:
