Guimarães com “pior” trânsito. Câmara quer esclarecimentos

O presidente do município vimaranense, Domingos Bragança, quer esclarecimentos acerca do estudo que coloca Guimarães como a 3ª cidade portuguesa onde se perde mais tempo no trânsito. Em Assembleia Municipal, a autarquia foi interpelada pelo PSD e pela CDU acerca do estudo divulgado há uma semana que coloca a cidade berço atrás apenas de Porto e Lisboa, respectivamente. Segundo o estudo da INRIX, organização norte-americana, os vimaranenses perdem 18 horas por ano no trânsito.

Mariana Silva, da CDU, defendeu que é urgente repensar a mobilidade em Guimarães. “É necessário comparar duas notícias: o estudo que indica que Guimarães é a 3ª cidade portuguesa onde se perde mais tempo no trânsito e outra notícia diz que Guimarães reduziu para 23,3% as emissões de carbono em 2017. Podemos concluir que não foi na matéria dos transportes que isto foi conseguido”, criticou.

Já Paulo Peixoto, do PSD, criticou a falta de um plano de mobilidade em Guimarães e enumerou os principais problemas no trânsito no concelho, nomeadamente o acesso à autoestrada em Silvares, a Avenida República do Brasil, o acesso à Vila das Taipas e a rotunda de Fermentões. “Está satisfeito com a nomeação?” questionou o deputado.


Na resposta, o autarca vimaranense referiu que o estudo foi realizado por uma empresa privada e que já pediu os devidos esclarecimentos. “O município de Guimarães foi considerado o mais sustentável do após em 2017, por organismos oficiais que tem ligação à União Europeia. O outro estudo foi realizado por uma companhia privada Norte Americana que vende serviços a nível de trânsito e mobilidade”, comparou. O autarca revelou que já fez saber que quer conhecer o estudo. “Ainda não me foi entregue para saber as razões e fundamentos que estão lá plasmados”, disse.


Domingos Bragança admitiu que existem problemas no trânsito no concelho vimaranense. “Isto não significa que não haja problemas de mobilidade em Guimarães”, mas garantiu que a autarquia está a resolver os mais gritantes, como o desnivelamento de Silvares que, recordou, é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e o projecto está a ser elaborado. O autarca garantiu também que a autarquia está a resolver os acessos à Vila das Taipas, na N101, que “está sobrecarregada”.

No ranking, Guimarães segue em 3º lugar, Braga em 6.º, Barcelos em 11.º e Vila Nova de Famalicão em 12.º.

Áudio:

As críticas da oposição e a resposta de Domingos Bragança.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv