Guimarães concorre com cinco freguesias ao Eco-Famílias XXI

Caldelas, Ponte, São Torcato, Silvares, a União de Freguesias de Airão Stª Maria, Airão S. João e Vermil são as cinco freguesias de Guimarães que vão participar no programa Eco-Familias.
Aos microfones da RUM, Jorge Cristino, Presidente do Laboratório da Paisagem, explica que o concurso nacional tem como objectivo “consciencializar e sensibilizar” a população para a alteração de comportamentos e hábitos sutentáveis. Um projecto que visa ainda evidenciar, através de um formulário, a relação entre a “responsabilidade” ambiental e a “descentralidade” económica, responsabilizando as famílias e as freguesias quanto às decisões que tomam para com a sustentabilidade ambiental.
“Tendo em conta que não só neste programa, mas também em outros temos sido bem sucedidos no concelho de Guimarães, devido ao comprometimento das freguesias da cidade, a expectativa é sermos bem sucedidos no aspecto da avaliação e na mobilização de um grande número de famílias para este programa”, concluiu.
As famílias participam no Eco-Famílias XXI através do preenchimento de um inquérito sobre todas as suas actividades ambientalmente sustentáveis. Posteriormente, a Associação Bandeira Azul da Europa vai proceder à confirmação das informações cedidas, ficando ainda responsável pela constituição de um júri que vai avaliar e determinar as famílias vencedoras.
Áudio:
Jorge Cristino, Presidente do Laboratório da Paisagem, em declarações à RUM.
