Guimarães cria Centro de Estudos de Desporto

Para dar continuidade a 2013, ano em que foi Cidade Europeia do Desporto, Guimarães criou um Centro de Estudos do Desporto. Nascida no seio da Tempo Livre, empresa municipal, a nova unidade orgânica surge numa sinergia com diferentes instituições de ensino e europeias.
Os objectivos são promover o debate sobre o desporto local, detectar e avaliar as dificuldades inerentes à actividade dos agentes desportivos, contribuir para a formação, produzir conhecimento de valor científico, avaliar e monitorizar a actividade desportiva. Será ainda criada uma unidade museológica e serão dinamizadas actividades para promover a activiadde física, saúde e qualidade de vida em várias faixas etárias.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, quer envolver o máximo de cidadãos na prática desportiva. “Podemos ser campeões na prática desportiva, estando acima dos índices de prática desportiva da europa. A a única forma de o fazer é envolver todos: associações, universidades, empresas e cidadãos”, lembrou.
A representar o Governo, Vítor Dias, dirigente regional do IPDJ, deixou vários elogios ao projecto levado a cabo por Guimarães, dizendo que, mais uma vez, Guimarães “está a dar um sinal de que esta a frente do tempo, como já esteve na cultura, no desporto e com políticas ambientais”, sublinhou.
O Conselho Científico do CED-G integra Beatriz Pereira, da Universidade do Minho, Pedro Sarmento Lopes, da Universidade do Porto, Abel Santos, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, e Dimas Pinto, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe. O Conselho Consultivo será liderado por Pedro Sarmento Lopes, da Universidade do Porto.
Áudio:
Domingos Bragança quer que Guimarães seja “campeã da prática desportiva”
