Guimarães debate Alterações Climáticas

A Conferência Internacional “Alterações Climáticas: Resiliência Local & Cenários Globais” realiza-se esta terça-feira, 16 de outubro, a partir das 09h30, na Black Box da Plataforma das Artes, em Guimarães. O encontro organizado pelo Município de Guimarães, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Laboratório da Paisagem visa promover a consciencialização sobre os impactos territoriais do aumento do nível do mar.
Este evento faz parte do projecto Risk AquaSoil que visa demonstrar o efeito das alterações climáticas no clima em si. Jorge Cristino, director do Laboratório da Paisagem, destacou que “vão ser apresentados os resultados deste projecto”, notando que “uma iniciativa desta envergadura e com este conteúdo académico, pretende capacitar técnicos municipais e também outros peritos na área das alterações climáticas”.
Agentes-chave em governança, inovação, gestão de risco e alterações climáticas promovem uma discussão multiestrutural e disseminação de boas práticas. Alguns dos temas que vão estar em cima da mesa são “Os desafios de adaptar os recursos hídricos, a agricultura e a floresta às alterações climáticas na Europa do Sul e na região Mediterrânica”, por Filipe Duarte Santos , da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
O tema “Incêndios Florestais em Portugal 2017 no contexto das alterações climáticas” será abordado por Domingos Xavier Viegas, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.
Ao final da manhã, Jean François Berthomieu, da Association Climatologique de la Moyenne Garonne et du Sud-Ouest/RiskAquaSoil, vai realiz uma apresentação sobre “As Alterações Climáticas estão a tornar o clima inimaginável real: Como pode ser proactivo com o Risk-AquaSoil?”.
Da parte da tarde, destaque para o tema apresentado por Florent Wieczorek, da Chambre d’Agriculture de la Dordogn: “Como analisar e aconselhar o agricultor sobre os riscos económicos relacionados com as alterações climáticas? Teste de uma ferramenta de simulação”.
Áudio:
Jorge Cristino, director do Laboratório da Paisagem, em declarações à RUM.
