Guimarães. “Desporto para Todos” rejeitada pelo PS

A proposta “Deporto para Todos”, da coligação Juntos por Guimarães, foi rejeitada em reunião municipal. A medida previa que a autarquia pagasse os custos de inscrições, o seguro desportivo e os exames médicos obrigatórios dos atletas de formação de todas as modalidades em Guimarães. Os vereadores do Partido Socialista votaram contra a proposta.

Uma decisão lamentada pelo vereador Ricardo Araújo que, garantiu, a coligação fez “tudo para que esta proposta não beliscasse o que o PS e a Câmara tem vindo a fazer ao nível do desporto, em Guimarães. A nossa proposta era para adicionar ao que já é feito”, sublinhou.

Também o vereador André Coelho Lima, do PSD, criticou a decisão dos socialistas, revelando que esta é uma promessa feita pelo vereador do desporto. “Pena que o PS não tenha querido aprovar a proposta que aqui apresentamos. Sobretudo, porque sabemos que o vereador do desporto tem defendido esta mesma circunstância, ou seja, o pagamento das inscrições federativas, em tudo o que são intervenções em aniversários de clubes desportivos pelo concelho”.

O vereador referiu que “o discurso tem que começar a bater com a atuação política, porque senão, ou estamos a mentir às pessoas nessas intervenções, ou então estamos a não atuar em coerência com aquela que é a nossa consciência política”.

Na resposta, o autarca Domingos Bragança diz não concordar com um apoio que seria atribuído sem ter em conta as necessidades de cada atleta. “Nós demos para o apoio à formação, no mandato anterior, seis milhões e duzentos mil euros. Peço comparação, com outros concelhos vizinhos, numa área geográfica extensa, que dêem tanto apoio financeiro à formação desportiva nas diversas modalidades”, disse.

O autarca admite, no entanto, oferecer o pagamento dos exames médicos desportivos, sendo enquadrados nos apoios às federações desportivas. “Pagarmos as inscrições federativas estamos a pagar os custos aos jovens que têm recursos e àqueles que não têm. Para o apoio às refeições e transportes escolares fazemos um inquérito sócio-económico, e só assim podemos dar apoio. Quando damos apoios generalizados, e para vários anos – porque se dermos este ano temos que continuar – estamos a dar apoio de uma forma indiferenciada a todos, independentemente da sua condição económica e social”, referiu o autarca.

Domingos Bragança esclareceu que “é importante fazer protocolos de cooperação, entre a Câmara Municipal, os clubes e as federações desportivas”, concluiu.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv