Guimarães inaugura residência para investigadores

A inauguração da Residência para Investigadores decorre esta quinta-feira, às 16h00, depois da cerimónia de celebração do contrato em regime de comodato entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV).

A sessão contará com as presenças do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e a Diretora da UNU-EGOV, Delfina Soares.

A criação da Residência para Investigadores tem por objectivo “o uso temporário de cientistas, artistas e criativos que, desejando trabalhar em Guimarães, encontram aqui o espaço temporário em função do respetivo projecto”, lembra o município em comunicado.

Nesta sessão será, ainda, assinalada a reabertura da Loja Oficina, com espaço destinado ao Artesanato e em particular aos Bordados de Guimarães e Olaria.

A recuperação do edifício situado na rua da Rainha D. Maria II, onde nasceu Alberto Sampaio, contemplou a criação de sala de exposições, sala de convívio, sala multimédia, sala de leitura, sala de administração, instalações sanitárias, além de seis apartamentos T0, e pátio exterior ajardinado voltado para a rua Egas Moniz. 

Neste espaço ficará, também, o recém-criado Gabinete da Juventude.

A data da inauguração, 15 de Novembro, tem como objectivo assinalar os 177 anos do nascimento de Alberto Sampaio, que se comemora precisamente esta quinta-feira. Nesse sentido, está agendado para as 17h30 o lançamento dos livros “As Vilas do Norte de Portugal”, pelo professor Hermenegildo Fernandes, da Universidade de Lisboa, e “Viajar com… Alberto Sampaio”, de Emília Nóvoa Faria e António Martins.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv