Guimarães já tem 19 Espaços Cidadão

Guimarães inaugurou o 19º Espaço Cidadão da cidade, em Urgezes, tornando-se a cidade que mais espaços destes oferece no país. O objectivo é concentrar uma série de serviços do estado num só sítio.
O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, esteve presente nesta inauguração onde recordou que os serviços públicos deixaram de estar “centrados sobre si mesmos” e passaram a estar “preocupados” com as pessoas, com as empresas e com todos aqueles que utilizam os serviços públicos. O agente governamental realçou ainda duas virtudes deste novo serviço, a vantagem de ter uma série de serviços públicos “num só sítio” e “não deixar ninguém para trás”.
Para Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, este é um serviço de “grande relevância” para o concelho. Aproxima os cidadãos às suas Juntas de Freguesia. “Não fazia sentido que no tempo de hoje, com os meios informáticos que temos, não conseguíssemos disponibilizar os serviços do estado aqui neste espaço. No dia-a-dia as pessoas vão dar valor na resolução mais próxima dos problemas”, defendeu.
Miguel Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Urgezes afirma que o espaço faz “todo o sentido” nesta freguesia, uma vez que “serve grande parte” da população de Guimarães. O autarca espera que o serviço funcione “bem”, notando que ainda não há uma lista definitiva de serviços e que este é um processo “gradual”.
Situado na Junta de Freguesia de Urgezes, neste novo Espaço Cidadão vão estar presentes os serviços da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE), Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Ministério da Saúde (Serviços Partilhados), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto da Segurança Social (ISS), Caixa Geral de Aposentações (CGA), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Direção Geral da Administração da Justiça (DJAG), Automóvel Clube de Portugal (ACP) e Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Portugal conta agora com 526 espaços do cidadão. Desde o início do ano foram atendidas nestes espaços mais de um milhão e 100 mil pessoas.
Áudio:
Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Domingos Bragança, CMG e Miguel Oliveira, Presidente da JF de Urgezes.
