Guimarães já tem equipa de Sapadores Florestais

Está apresentada a nova equipa de Sapadores Florestais de Guimarães. Uma acção que surge na sequência da aprovação do protocolo de cooperação com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave (ASVA) e das medidas adoptadas pelo Governo da República para a prevenção, limpeza e reflorestação das áreas florestais.
A equipa, de cinco elementos, que foi apresentada esta segunda-feira, irá actuar maioritariamente na prevenção de incêndios, à imagem dos antigos guarda florestais. Na sessão, o presidente da ASVA, José Sequeira Braga, falou sobre as funções da nova equipa. “Vamos fazer tudo por tudo para diminuir o riso de incêndios, a dimensão de incêndios e o número de incêndios,. Vamos determinar quais os espaços e áreas especificamente onde deve ser feita a limpeza”, revelou. Ainda assim, lembrou que “não é por Guimarães ter uma equipa de sapadores em 2018 que este Verão não haverá incêndios no concelho”.
Esta era uma pretensão antiga do Município de Guimarães. Os sapadores irão actuar em 7 mil dos cerca de 13 mil hectares de terreno florestal de Guimarães, de acordo com Hugo Torrinha, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Guimarães.
A nova equipa de Sapadores Florestais de Guimarães é uma responsabilidade partilhada entre a autarquia e a ASVA. As suas funções passarão também pela gestão da floresta, explicou o autarca Domingos Bragança. “Para nós, a equipa de sapadores florestais são mais que uma equipa de limpeza da floresta, pois farão a gestão da floresta. A Associação de Silvicultores tem o conhecimento dos proprietários das florestas, que agora saberão encontrar connosco as melhores soluções para a defesa da floresta”, ambicionou.
No Inverno a acção da equipa de Sapadores Florestais de Guimarães passará pela silvicultura preventiva e, à chegada da época de incêndios, farão vigilância e primeira intervenção, não fazendo combate a incêndios.
Áudio:
Presidente da ASVA, José Sequeira Braga, falou sobre as funções da nova equipa:
