Guimarães: partidos unem-se pela Capital Verde Europeia

Todos os partidos com representação na Assembleia Municipal de Guimarães uniram-se num consenso político. Rumo à Capital Verde Europeia, os representantes do Partido Socialista, CDU, Coligação Juntos por Guimarães e o Bloco de Esquerda assinaram, ao final de tarde desta quinta-feira, uma declaração conjunta.
Unidos, assumem responsabilidade de encontrar soluções para os problemas ambientais locais. O executivo e a assembleia comprometeram-se a reunir pelo menos uma vez por ano com a presença da estrutura de missão criada para promover a Capital Verde Europeia. Será ainda criada uma comissão de acompanhamento da candidatura.
O autarca Domingos Bragança disse mesmo querer ir mais longe e convocar as juntas de freguesia a unirem-se ao consenso político. Na sessão, o líder concelhio do Partido Socialista, Armindo Costa Silva, sublinhou a importância de a candidatura unir tantas vozes partidárias.
Em representação da coligação Juntos por Guimarães, o vereador André Coelho Lima sublinhou o longo caminho que ainda há a percorrer para a candidatura, lembrando a poluição dos rios, o caso da Ecoibéria e a falta de um estudo quanto ao ambiente sonoro vimaranense.
Por sua vez, o vereador da CDU, Torcato Ribeiro, lembrou que o consenso político não significa que haja concordância em todas as medidas, que “serão sempre analisadas”. Do lado do Bloco de Esquerda, o deputado Joaquim Teixeira lembrou a importância de Guimarães estar unido na candidatura para as populações.
Na sessão marcou também presença o presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, António Magalhães. O anterior presidente da autarquia vimaranense lembrou a importância do consenso partidário, que nem sempre aconteceu em Guimarães.
A cerimónia decorreu no Laboratório da Paisagem.
