Guimarães prepara Plano de Mobilidade de Transportes

O Plano de Mobilidade de Transportes de Guimarães estará pronto, pelo menos, em Outubro deste ano. O anúncio foi feito em reunião municipal, pelo autarca Domingos Bragança. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães foi questionado, na reunião descentralizada em Briteiros Santo Estêvão, acerca da falta de mobilidade no concelho, nomeadamente na ligação entre o centro e algumas freguesias mais distantes.
A autarquia irá assumir a autoridade de transportes e está já a trabalhar nesse sentido, garantiu o autarca.
Domingos Bragança diz que a autarquia tem “um melhores especialistas de transportes do país, da Universidade do Porto, a elaborar oPplano de Mobilidade de Transportes que tem em conta a necessidade de trazer o transporte colectivo de passageiros a todo o concelho”.
O presidente do município admite que “a concessão não abrange todo o território por ineficiência do mercado”. “Vamos fazer com que o transporte atinja as áreas onde a população é mais dispersa e onde há menos passageiros. Em vez de vir uma viatura de 60 lugares, vem uma de 10 ou 20, de acordo com a necessidade”, explicou.
A prioridade do autarca é tornar o transporte colectivo de passageiros de Guimarães 100% eléctricos. “No que depender da Câmara municipal, todo o transporte colectivo de passageiros se fará por viaturas 100% eléctricas”, afirmou.
Áudio:
Domingos Bragança, presidente do município vimaranense, explica o que está a ser feito.
